Maceió

Vereadores recebem imprensa para explicar sobre abertura de comissão contra BRK

Segundo o vereador João Catunda, o primeiro passo será na audiência pública de quarta-feira, onde será ouvido a BRK, a população e demais órgãos

Por Assessoria 20/03/2023 16h04
Vereadores recebem imprensa para explicar sobre abertura de comissão contra BRK
Vereadores da Comissão Especial de Inquérito da BRK recebem imprensa para explicar sobre a abertura da comissão - Foto: Assessoria

Na manhã desta segunda-feira, 20, vereadores de Maceió que compõe a Comissão Especial de Inquérito da BRK Ambiental, receberam a imprensa em uma coletiva, para explicar sobre a abertura da comissão e sobre a audiência pública que será realizada na quarta-feira, 22, no Plenário da Câmara de Maceió.

Segundo o vereador João Catunda, presidente da Comissão, o primeiro passo será na audiência pública de quarta-feira, onde será ouvido a BRK, a população e demais órgãos. “Nós decidimos, primeiro, abrir esse espaço da audiência pública para dar oportunidade à empresa de trazer os projetos para, depois, fazer as cobranças necessárias para a população”, destacou.

“Quantas pessoas não chegam em casa e estão sem água? A mãe de família quer fazer a comida para o seu filho e não tem água. Nós precisamos urgentemente agir para acabar com os problemas. Vamos buscar as melhores saídas para reduzir essas taxas, investigar e buscar a solução enquanto a BRK não instaurar o trabalho devido para nossa capital”, reiterou o vereador João Catunda.

O presidente da Comissão ainda explicou que “A CEI tem o poder de polícia, podendo entrar com pedido da justiça de suspensão de taxa de esgoto, por exemplo, de perda de concessão se conseguirmos comprovar que a BRK não está cumprindo com o seu papel. Nós temos sim essa responsabilidade, mas vamos ser muito responsáveis também ao tomar essas decisões”.

Já o relator da Comissão, o vereador Francisco Sales, disse que tudo que for necessário para corrigir erros que foram cometidos lá atrás, a Casa irá fazer. “Quando o contrato foi firmado, há quase dois anos, não se pensou nos investimentos, mas no quanto iria receber. Isso foi muito ruim para sociedade”, falou Sales.

Eduardo Canuto, propositor da audiência pública e membro da Comissão, disse estranhar essa ser a primeira audiência pública da BRK. “A Comissão dará os relatórios diários de onde eles estão fiscalizando e daremos o que for necessário para que o relatório seja o mais conclusivo”.

Após a audiência pública, a primeira reunião da CEI será realizada na sexta-feira, 24, com a presença do presidente e dos vereadores membros da comissão, onde o relatório da audiência será discutido.