Trakto Design leva tecnologia e inovação para as escolas públicas de Alagoas
Maceió é a primeira capital do Brasil a dar um passo importante em direção à transformação do ensino com a plataforma Trakto Educação
Educar com inovação e criatividade. Esse tem sido o desafio de milhares de professores nas salas de aula de todo o mundo, uma vez que é impossível disputar a atenção de crianças e alunos com a internet. Há muito se discute a modernização do ato de lecionar e de como a atuação do professor pode e deve ser transformadora. Diante disso, por que não trazer a inovação para as escolas e fazer da tecnologia uma grande aliada no dia a dia de mestres e estudantes?
Foi pensando na transformação do ensino no País por meio do design que a empresa alagoana Trakto desenvolveu uma nova forma de apresentar e compartilhar os assuntos pedagógicos: a plataforma Trakto Educação, um conjunto de soluções criativas desenhado exclusivamente para professores e alunos com propostas adaptadas à realidade de cada escola.
A primeira capital brasileira a implementar a Trakto Educação é Maceió. Mais de 3 mil professores e quase 55 mil alunos lotados em 146 escolas do município serão contemplados com um método de ensino mais moderno. A plataforma colabora também para a melhoria dos indicadores de aprendizado a longo prazo, como o Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. "Por meio da Trakto Educação queremos promover as competências digitais dos professores e chegar a várias cidades brasileiras para modernizar o ensino e fomentar a formação continuada. Como empreendedor, acredito no poder do design e da educação para o futuro dos nossos jovens e professores, que também precisam ser estimulados. Com a Trakto Educação, queremos estimular a criatividade e o interesse dos alunos pelos estudos por meio da tecnologia facilitando o aprendizado", afirma Paulo Tenório, CEO da Trakto Design e idealizador do projeto.
Em Penedo, no interior de Alagoas, a Trakto Educação já está impactando cerca de 700 professores e 7 mil alunos em 29 instituições. No caso das escolas públicas, uma vez analisado o melhor molde para cada instituição - se com software e/ou hardware, o convênio é firmado com base nas metas de amplificação de excelência educacional, que serão analisadas conforme a métrica do Ideb.
Para integrar os professores e gestores da rede municipal de educação da capital alagoana, será realizada uma aula inaugural no evento “Educar é Massa: Jornada Pedagógica 2023”, que será promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió de 20 a 24 deste mês, e também contará com oficinas e palestras exclusivas para os convocados pela secretaria.
Além de Penedo e Maceió, estão acontecendo as tratativas para implementação da Trakto Educação nos municípios alagoanos de Pilar, São Miguel dos Campos e Arapiraca. "Nada mais natural do que iniciar a implementação da Trakto Educação em Alagoas, já que somos uma empresa 100% brasileira e essencialmente alagoana. Queremos estender o modelo para todo o Brasil e, quiçá, para o mundo, já que a tecnologia e o design não têm fronteiras", finaliza Paulo Tenório.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
