Ação da SMTT conscientiza usuários sobre uso do calçadão do Centro
Cruzamento é exemplo de compartilhamento de espaços, tendência da mobilidade urbana
Para conscientizar pedestres, ciclistas e condutores de veículos, a equipe de Educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizou desde a segunda-feira (27), ações no Centro da capital. A atividade foi concluída na terça-feira (28), na faixa elevada do cruzamento das Ruas Cincinato Pinto com a Moreira Lima, em parceria com a Aliança Comercial de Maceió.
“Nós observamos que os ciclistas usam o calçadão montados em bicicletas e utilizam os passeios públicos, o que pode acarretar em atropelamentos. É necessário que o ciclista desça de sua bicicleta, ande com ela ao lado ou a coloque num dos paraciclos instalados na região. Também focamos na conversa com os pedestres, para que só façam a travessia nos locais adequados e disponham de maior segurança. Esse procedimento evita acidentes”, explicou a coordenadora de Educação no Trânsito da SMTT, Inês Pessoa.
A faixa foi escolhida por se tratar de um espaço compartilhado por diversos públicos. As abordagens focaram na utilização do local de forma harmoniosa, considerando que o compartilhamento de espaços é uma tendência mundial da mobilidade urbana.
“Essa ação é muito benéfica, principalmente para nós idosos e crianças. É muito bom. Eu sempre venho no Centro e a gente se enrola no trânsito, porque muitos motoristas não dão a vez aos pedestres. E com a orientação dessa aí, acho que a coisa melhora”, revelou o aposentado Cícero Marques.
Lojista do Centro, Silvania Ferreira também aprovou a ação. “Essas campanhas são sempre muito positivas e conscientizam as pessoas. É importante porque, vez ou outra, acontecem acidentes com idosos, crianças e até animais. Nesse sentido, educar é sempre bom”, contou a lojista Silvania Ferreira.
A atividade foi acompanhada pela presidente da Aliança Comercial de Maceió, Andreia Geraldo, que enalteceu a parceria com a SMTT de Maceió. “A razão de existir o Centro não são as lojas, não são os estabelecimentos comerciais, mas sim as pessoas que se utilizam desse espaço para realizarem suas compras, seus negócios diariamente. A parceria com a SMTT vem justamente construir valor e que busca cuidar das pessoas, cuidar do que existe de mais importante que são os nossos clientes, os nossos consumidores. As pessoas que estão aqui diariamente. É isso que a gente busca, esse trabalho preventivo”, ressaltou.