Defesa Civil Estadual inicia mapeamento de áreas de risco em Maceió
Mapeamento começou pelo Vale do Reginaldo e atingirá todas às áreas de risco da capital, devido à proximidade do período chuvoso
O mapeamento das áreas de risco de Maceió começou nesta quinta-feira (30), a cargo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, devido ao período chuvoso que se inicia no estado. Acompanhando a ação também estiveram a Defesa Civil municipal e o Corpo de Bombeiros.
Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil Estadual, coronel Moisés Melo, o trabalho de mapeamento em Maceió prossegue na próxima semana na Grota da Alegria, no Benedito Bentes, e em outras áreas que apresentem riscos de desmoronamento de barreiras e enchentes no período de chuvas.
"A situação é preocupante, principalmente em Maceió, onde o solo já se encontra encharcado, e há previsão de fortes chuvas, principalmente a partir de maio. Inclusive, já houve registro de desmoronamento essa semana no Benedito Bentes, o que é um sinal de saturação do solo", explicou o coordenador-geral da Defesa Civil Estadual.
Coronel Moisés ressaltou a importância de as Defesas Civis Municipais apresentarem o georreferenciamento das áreas de risco, para que as equipes saibam onde ficam as entradas da grota e facilitem assim o trabalho das equipes de resgate. "A população, inclusive, já está sendo orientada a informar essas entradas ao acionar as equipes da Defesa Civil", salientou.
A necessidade de elaboração dos planos de contingência, pelas Defesas Civis Municipais, também foi lembrada pelo coronel Moisés, uma vez que os desastres acontecem nos municípios, aos quais cabe tomar as primeiras providências para resgatar e alojar as pessoas desabrigadas. “É importante que os municípios tenham previamente os locais de evacuação e onde vão alojar as pessoas desabrigadas, além do quantitativo de pessoal para atuar em casos de desastres”, salientou Moisés Melo. “Caso os municípios não tenham condições de dar essa assistência, então, a Defesa Civil Estadual entra para dar esse suporte", acentuou.
A Defesa Civil Estadual vem investindo nas capacitações das Defesas Civis municipais. Essas capacitações já foram realizadas com os municípios das regiões Sul, Norte, Vale do Mundaú, e será feita ainda na região do Vale do Paraíba. “Iremos realizar também uma capacitação com todas as coordenações municipais, na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em Maceió”, adiantou.
As próximas vistorias a serem realizadas, além do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Maceió, deverão contar com a participação de outros órgãos das esferas estadual, municipal e federal, que também atuam nos momentos de desastres, a exemplo do Exército.
O coordenador da Defesa Civil Municipal de Maceió, Abelardo Nobre, ressaltou que o mapeamento das áreas de risco é fundamental para tomadas de medidas preventivas que reduzam os danos que poderão ocorrer por causa das chuvas.
Últimas notícias
Condutor de caçamba é detido pela PM após flagrante de crime ambiental
PM prende dupla por roubo com simulacro e captura foragido da Justiça em Maceió
PM apreende mais de 1.800 porções de drogas em ações em Arapiraca e Piaçabuçu
João Gomes aposta em terno bordado com filé na supercopa e valoriza artesanato de Alagoas
Dois homens ficam feridos após confronto com guarda municipal em São Miguel dos Campos
Homem é encontrado morto em estrada vicinal na zona rural de Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
