Vigilância Sanitária realiza ação em mercados públicos de Maceió
Atividade orientou sobre as normas sanitárias para evitar riscos à saúde na comercialização de alimentos
Neste último final de semana, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou uma ação educativa para a população em pontos comerciais estratégicos da capital. Destinada aos proprietários de estabelecimentos, funcionários e consumidores, a atividade distribuiu panfletos e orientou o público sobre as normas sanitárias. A ação faz parte do Programa de Boas Práticas da Manipulação de Alimentos, desenvolvido pelo órgão municipal.
A iniciativa da equipe de fiscalização promoveu os serviços de forma itinerante, passando pelo Centro Pesqueiro de Jaraguá, nas balanças de pescado da Pajuçara e Ponta Verde, e nos mercados públicos da Produção, Jacintinho e Tabuleiro do Martins.
Com o intuito de diminuir os riscos à saúde por conta da comercialização de alimentos, a Vigilância Sanitária vem realizando diversas ações para orientar o maceioense sobre compra e venda de produtos, que precisam obedecer aos padrões sanitários definidos pela legislação. Na atividade realizada nos dias 1º e 2 de abril, as equipes do órgão conscientizaram e levaram informação à população com a finalidade de prevenir irregularidades.
O coordenador do órgão, Airton Santos, ressaltou que é de extrema importância essa movimentação da equipe de fiscalização para que exista diminuição nos casos de irregularidades, pois quando o alimento é manipulado de forma inadequada, pode ocasionar o adoecimento do consumidor, por ingestão de alimentos contaminados.
“Enquanto houver um número grande de apreensões, será um sinal de que há muitas irregularidades e que, consequentemente, existirão riscos à saúde pública. Ao realizarmos ações ativas com orientações, além das capacitações, estaremos garantindo a segurança e saúde do maceioense”, destacou.
Denúncia e rotina
A Vigilância Sanitária realiza fiscalizações diariamente, com buscas ativas, além de orientações e capacitações em estabelecimentos comerciais.
O órgão também recebe denúncia de irregularidades de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, por telefone (82) 3312-5495, ou pelo Whatsapp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
Últimas notícias
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Moraes manda notificar Gilvan da Federal na Câmara por injúria contra general
Prefeito Dani Vasconcelos anuncia pagamento de salários nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto homenageia bombeiros após resgate de adolescente e pai em Jacarecica
Cibele Moura acompanha posse de lideranças do turismo e defende políticas públicas para o crescimento do setor
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
