Vigilância Sanitária realiza ação em mercados públicos de Maceió
Atividade orientou sobre as normas sanitárias para evitar riscos à saúde na comercialização de alimentos
Neste último final de semana, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou uma ação educativa para a população em pontos comerciais estratégicos da capital. Destinada aos proprietários de estabelecimentos, funcionários e consumidores, a atividade distribuiu panfletos e orientou o público sobre as normas sanitárias. A ação faz parte do Programa de Boas Práticas da Manipulação de Alimentos, desenvolvido pelo órgão municipal.
A iniciativa da equipe de fiscalização promoveu os serviços de forma itinerante, passando pelo Centro Pesqueiro de Jaraguá, nas balanças de pescado da Pajuçara e Ponta Verde, e nos mercados públicos da Produção, Jacintinho e Tabuleiro do Martins.
Com o intuito de diminuir os riscos à saúde por conta da comercialização de alimentos, a Vigilância Sanitária vem realizando diversas ações para orientar o maceioense sobre compra e venda de produtos, que precisam obedecer aos padrões sanitários definidos pela legislação. Na atividade realizada nos dias 1º e 2 de abril, as equipes do órgão conscientizaram e levaram informação à população com a finalidade de prevenir irregularidades.
O coordenador do órgão, Airton Santos, ressaltou que é de extrema importância essa movimentação da equipe de fiscalização para que exista diminuição nos casos de irregularidades, pois quando o alimento é manipulado de forma inadequada, pode ocasionar o adoecimento do consumidor, por ingestão de alimentos contaminados.
“Enquanto houver um número grande de apreensões, será um sinal de que há muitas irregularidades e que, consequentemente, existirão riscos à saúde pública. Ao realizarmos ações ativas com orientações, além das capacitações, estaremos garantindo a segurança e saúde do maceioense”, destacou.
Denúncia e rotina
A Vigilância Sanitária realiza fiscalizações diariamente, com buscas ativas, além de orientações e capacitações em estabelecimentos comerciais.
O órgão também recebe denúncia de irregularidades de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, por telefone (82) 3312-5495, ou pelo Whatsapp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
