Vigilância Sanitária realiza ação em mercados públicos de Maceió
Atividade orientou sobre as normas sanitárias para evitar riscos à saúde na comercialização de alimentos

Neste último final de semana, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou uma ação educativa para a população em pontos comerciais estratégicos da capital. Destinada aos proprietários de estabelecimentos, funcionários e consumidores, a atividade distribuiu panfletos e orientou o público sobre as normas sanitárias. A ação faz parte do Programa de Boas Práticas da Manipulação de Alimentos, desenvolvido pelo órgão municipal.
A iniciativa da equipe de fiscalização promoveu os serviços de forma itinerante, passando pelo Centro Pesqueiro de Jaraguá, nas balanças de pescado da Pajuçara e Ponta Verde, e nos mercados públicos da Produção, Jacintinho e Tabuleiro do Martins.
Com o intuito de diminuir os riscos à saúde por conta da comercialização de alimentos, a Vigilância Sanitária vem realizando diversas ações para orientar o maceioense sobre compra e venda de produtos, que precisam obedecer aos padrões sanitários definidos pela legislação. Na atividade realizada nos dias 1º e 2 de abril, as equipes do órgão conscientizaram e levaram informação à população com a finalidade de prevenir irregularidades.
O coordenador do órgão, Airton Santos, ressaltou que é de extrema importância essa movimentação da equipe de fiscalização para que exista diminuição nos casos de irregularidades, pois quando o alimento é manipulado de forma inadequada, pode ocasionar o adoecimento do consumidor, por ingestão de alimentos contaminados.
“Enquanto houver um número grande de apreensões, será um sinal de que há muitas irregularidades e que, consequentemente, existirão riscos à saúde pública. Ao realizarmos ações ativas com orientações, além das capacitações, estaremos garantindo a segurança e saúde do maceioense”, destacou.
Denúncia e rotina
A Vigilância Sanitária realiza fiscalizações diariamente, com buscas ativas, além de orientações e capacitações em estabelecimentos comerciais.
O órgão também recebe denúncia de irregularidades de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, por telefone (82) 3312-5495, ou pelo Whatsapp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.
Últimas notícias

Festival de Natação aberto ao público premia atletas mirins no Colégio Santa Esmeralda

Homem é esfaqueado e colocado em ponto de ônibus para esperar socorro na Mangabeiras

Homem em situação de rua tenta atirar paralelepípedo em corredora na orla de Maceió

Barack Obama comenta pela 1ª vez rumores sobre divórcio

Influencer é preso por invadir ilha do povo 'mais isolado do mundo'

Atenção aos sinais: médico alerta para dores que não devem ser ignoradas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
