Infraestrutura

Moradores comemoram andamento das obras de contenção de encostas e relatam sentimento de segurança

Até o momento, as obras de contenção de encostas estão sendo executadas em cinco pontos da cidade

Por Secom Maceió 08/04/2023 11h11
Moradores comemoram andamento das obras de contenção de encostas e relatam sentimento de segurança
Obras levam segurança aos moradores de encostas - Foto: Junior Bertoldo/Ascom Seminfra

Se antes as noites de chuva eram acompanhadas de temor e insegurança, agora os moradores das áreas de encostas celebram o andamento das obras de contenção, que estão levando mais qualidade de vida e tranquilidade a quem mora próximo às áreas de risco.

Até o momento, as obras de contenção de encostas estão sendo executadas em cinco pontos da cidade. No conjunto Morada dos Palmares, no Tabuleiro do Martins, e em outras duas localidades, na Chã de Bebedouro. Os moradores já comemoram o avanço dos serviços de infraestrutura iniciados em novembro de 2022 e com previsão de término para julho deste ano.

Além destas, outras três obras em encostas já foram concluídas e entregues, sendo elas nas grotas Bom Jesus, do Rafael e do Aterro, nos bairros Benedito Bentes, Jacintinho e Mangabeiras e no Barro Duro, respectivamente.

Clotilde Barbosa tem 79 anos e mora no conjunto Morada dos Palmares há mais de 30 anos. Animada, ela conta que os dias de incerteza e insegurança em época de chuva agora fazem parte do passado.

“A obra tá ótima, é uma realização pra gente que mora aqui. A turma tá trabalhando demais e a gente demorou pra ver isso. Essa é a primeira vez que a gente vê a obra caminhando de verdade. Eu tinha medo da barreira cair e hoje consigo dormir tranquila”, ressalta.

Com o objetivo de conter e estabilizar a encosta de uma forma definitiva, as obras irão evitar deslizamentos de solo durante as chuvas, levando segurança para toda a área de influência da encosta, consequentemente, evitando que atinja as casas que estão na área de influência.

“Com as obras de contenção de encostas, nosso principal compromisso, é garantir a segurança dos moradores das áreas de influência e, para que isso se cumpra, é fundamental investir em obras definitivas que reduzam significativamente os riscos e garantam um ambiente mais seguro e estável para todos", afirma o secretário municipal de Infraestrutura, Lívio Lima.

Em razão da falta de ações preventivas, há cinco anos Aloísio de Lira precisou sair às pressas da casa que morou por 14 anos com a família no Tabuleiro do Martins. Apesar da perda, ele afirma que só agora se sente amparado.

“Foram anos de espera, então é um alívio ver essa obra acontecendo porque, apesar de eu não conseguir voltar pra minha casa, sei do sentimento de quem está aqui próximo e sei que isso traz segurança para todos nós. A gente se sente finalmente sendo visto e amparado”, frisa o morador.

Mônica Brito é líder comunitária do bairro Chã de Bebedouro e mora no local desde que nasceu. Ela narra o caminho percorrido pelos moradores até que as obras tivessem início.

“Passamos por anos de solicitações e fomos finalmente atendidos. O período de chuva era um verdadeiro pavor pra gente, por conta do deslizamento da barreira e a contenção traz proteção e segurança tanto para quem mora na parte alta ou baixa. É, com certeza, um sonho realizado”, enfatiza.

Além das obras que já estão em andamento, outras encostas no Vale do Reginaldo, Benedito Bentes e Jacintinho já tiveram a ordem de serviço assinadas e também terão os serviços iniciados nas próximas semanas. No total, 21 encostas em diversos pontos de Maceió, receberão as obras de contenção.