Prefeitura amplia áreas de convívio e incentiva mobilidade ativa na capital
Maceioenses contam com espaços para atividades de lazer, recreação e práticas esportivas
Para estimular a mobilidade ativa e incentivar práticas esportivas e bons hábitos para a saúde, a Prefeitura de Maceió disponibiliza novos espaços para os maceioenses. A iniciativa, que já contemplou o Clima Bom e o Vergel do Lago com "Ruas Abertas", envolve o trabalho integrado de diversas pastas.
No Vergel, um parque às margens da lagoa com área de 3.700m², passou a beneficiar adultos e crianças com brinquedos, ciclovia, grama sintética e areia de praia. O espaço conta com brinquedos de madeira, como gangorra, escorrega e balanço, integrados por uma pintura artística no asfalto.
Porteiro e morador do bairro, Bruno Leonardo aprovou a implantação. “Aqui antes era uma pista e não tinha espaço para crianças brincarem, nem pra gente fazer uma caminhada quando chegávamos do trabalho. Agora tem um espaço disponível pra gente, em que as crianças brincam enquanto nós pais caminhamos. Esse espaço é muito utilizado e ficou ótimo pra gente, já que aqui no Vergel não tinha essa área de lazer”, disse.
Quem também gostou do novo local para práticas de recreação, lazer e esportes foi a estudante Maria Eduarda, de 11 anos. Ela contou que utiliza o espaço frequentemente com a irmã, primas e amigos. “Aqui é bem legal, posso vir com minha família e me divertir bastante. Jogo bola, brinco nos brinquedos, de pega-pega, ando de bicicleta e de patinete. Antes tinha muito buraco e as crianças viviam pisando sem querer, agora tá diferente”, contou entusiasmada.
Para a entrega dos equipamentos a céu aberto, são executadas forças-tarefa das superintendências municipais de Transportes e Trânsito (SMTT), de Iluminação (Sima), das secretarias Infraestrutura (Seminfra) e de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), além da Zeladoria Municipal.
Também recebeu um desses espaços o Conjunto Osman Loureiro, no Clima Bom, na parte alta da capital. Por lá, uma área de 2.000 m² foi fechada para veículos e passou a beneficiar os moradores e atrai pessoas de todas as idades. No local, é possível jogar basquete, futmesa, vôlei, andar de bicicleta, caminhar e até colocar a conversa em dia.
Dona de casa, Rosileide Santos que mora no Rosanne Collor, conjunto que fica na vizinhança, e aproveita o fim de tarde para caminhar com as amigas. “Eu achei uma maravilha. Antes o trânsito aqui era muito intenso e podia causar um acidente. As crianças não podiam passear, nem os adultos. Eu achei ótimo, até pra caminhar tá sendo melhor”, abordou.
Sempre que sai da aula, o estudante Samuel Keywen já reúne os amigos para aproveitar. “A gente vem aqui, se diverte, joga bola, basquete. Eu acho muito bom. Antes era bem ruim e agora a gente se diverte. É uma opção de entretenimento”, contou.
Outro espaço disponibilizado à população foi a chamada Faixa Verde (Ponta Verde) e o Parque da Mulher (Jatiúca). O trabalho também envolve a revitalização de praças por toda a cidade, a exemplo da Praça Eurico de Miranda (Tabuleiro do Martins) e Padre Cícero (Vergel do Lago).
“São diversas iniciativas que estão sendo adotadas para estimular o bem-estar social. Somente nessa gestão, mais que dobramos a infraestrutura cicloviária da cidade, isso demonstra um cuidado com a população. A ideia é estudar novas áreas para ampliar e incentivar a chamada mobilidade ativa por toda a cidade, estimulando o desenvolvimento humano e as práticas saudáveis”, finalizou o titular da SMTT, André Costa.
Últimas notícias
Guarda Municipal prende em flagrante homem suspeito de assalto no Centro de Maceió
Marlan Ferreira celebra os 144 anos de Limoeiro de Anadia com inaugurações e investimentos em diversas áreas
Teto de posto de combustível cede e atinge carro em Arapiraca
Ronaldo Lessa cancela compromissos após ser diagnosticado com pneumonia
Traipu inaugura pavimentações e autoriza novas obras de infraestrutura em parceria com a Codevasf
Homem fica ferido após colisão entre moto e carreta em União dos Palmares
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
