Rodrigo Cunha quer que Lula acelere implantação de programa de renegociação de dívidas
A meta do Programa é garantir que os brasileiros endividados renegociem suas dívidas
Durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal desta terça-feira (11), o senador Rodrigo Cunha (União) defendeu que o governo do presidente Lula (PT) atue com mais celeridade a fim de implantar o Programa Desenrola. A implantação da iniciativa, já anunciado pelo governo federal, ainda não ocorreu. A meta do Programa é garantir que os brasileiros endividados renegociem suas dívidas.
“Não podemos mais esperar. Ajudar os brasileiros a renegociarem suas dívidas é urgente. Esta Comissão precisa se aprofundar neste tema e precisar cobrar mais rapidez do governo. O presidente Lula prometeu um programa desta natureza na campanha do ano passado, chegou a anunciar a ação neste ano, mas até agora nada aconteceu. São quase 70 milhões de brasileiros no SPC e Serasa. Estes brasileiros precisam de apoio”, disse Cunha.
O próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu publicamente durante reunião com ministros que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, agilize junto à Casa Civil o lançamento do programa Desenrola. “Vamos desenrolar, pelo amor de Deus”, brincou Lula. Em fevereiro, o chefe do Executivo afirmou que o programa estava “pronto” para ser anunciado, porém a proposta ainda não se concretizou.
Rodrigo Cunha foi o relator e articulador no Senado e no Congresso Nacional da Lei de Combate ao Superendividamento. Sancionada em 2021, a chamada Lei do Nome Limpo garante aos endividados negociarem suas dívidas e limparem seus nomes perante os organismos de proteção de crédito como Serasa e SPC. A legislação é a principal do país em defesa da população que enfrenta problemas financeiros, tem dívidas e que quitar seus débitos.
Na mesma reunião da Comissão, foi aprovado requerimento de autoria de Rodrigo Cunha solicitando a realização de audiência pública sobre com o objetivo de tratar da inadimplência das pessoas físicas e da configuração do futuro Programa Desenrola. No começo do governo Lula, o senador alagoano já havia cobrado também um aumento no limite das dívidas a serem renegociadas pelo Programa, saltando de R$ 5 mil para R$ 10 mil por consumidor endividado.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
