Santa Casa de Maceió promove a campanha Abril Pela Segurança do Paciente
Evento acontece nesta quinta-feira (13) e sexta-feira (14)
Estimulada pela ação nacional do Ministério da Saúde, a Santa Casa de Maceió promove, nestas quinta-feira (13) e sexta-feira (14), a campanha interna “Abril Pela Segurança do Paciente”. Durante o período, ações de sensibilização e conscientização serão realizadas, das 8h30 às 16h, no Centro de Estudos Prof. Lourival de Melo Mota, localizado na sede da instituição.
De acordo com a gerente de Riscos e Práticas Assistenciais da Santa Casa de Maceió, Tereza Tenório, na iniciativa serão envolvidas, desde as áreas externas do hospital, como ambulatórios, recepção, administrativo, chegando ao foco principal da instituição, que é a área assistencial. “Além disso, vamos envolver a gestão do hospital que já trabalha junto conosco todas essas ações, inclusive fazendo rondas nas áreas e discutindo com os profissionais e os clientes essas oportunidades de melhoria”, ressaltou.
Ainda segundo a gestora, a ação preventiva é mais uma oportunidade de reforçar o trabalho que já vem sendo desenvolvido no complexo hospitalar. “Um dos focos é ampliar a cultura da segurança do paciente para todos os polos da instituição. Queremos mostrar a importância da notificação de ocorrência de eventos adversos para que possamos, em tempo hábil, evitar que novos casos aconteçam. O objetivo é valorizar cada notificação e dar o feedback daquela contribuição”, disse Tereza Tenório.
A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa de Maceió, Fabrícia Jannine Torres Araújo, reforça que a segurança do paciente é inegociável. “Estaremos trabalhando as seis metas internacionais do programa com colaboradores de todas as áreas do hospital, reforçando que todos podem contribuir para aumentar a segurança na assistência ao paciente”, afirmou.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para que a Segurança do Paciente seja estabelecida nos serviços de saúde do país é necessário o pleno envolvimento local de gestores, profissionais dos serviços de saúde e pacientes, além do engajamento político por parte do governo, agências reguladoras e empresas da área da saúde, de forma integrada.
Durante o “Abril Pela Segurança do Paciente”, será desenvolvido um conjunto de ações voltadas à proteção do paciente contra riscos, Eventos Adversos – EA (incidente que resulta em danos à saúde), e danos desnecessários durante a atenção prestada nos serviços de saúde.
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
