Descarte irregular de resíduos é principal causa de transbordamentos de córregos da capital
Para evitar transtornos à população, Prefeitura de Maceió realiza a limpeza de canais diariamente
A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) atua em córregos que passam nos bairros da parte alta e baixa da capital. Durante o período chuvoso, o risco de transbordamentos aumenta. Sendo assim, o órgão trabalha para que o descarte irregular de resíduos, que acabam indo parar dentro dos canais, não seja um estopim para entupimentos e, consequentemente, transtornos para a população. Somente nos três primeiros meses deste ano, mais de 1.100 toneladas de detritos foram retirados em canais da cidade.
Com o uso de máquinas como retroescavadeiras e caminhões, a equipe de garis executa a limpeza de itens como garrafas PET, embalagens em geral, resíduos domiciliares e até materiais inservíveis, como sofás, geladeiras, colchões e guarda-roupas. Ademais, os agente realizam a remoção de areia, sedimentos ou outros detritos acumulados no fundo dos rios e córregos. Em 2022, trabalhando em cerca de 24 canais, mais de 6 mil toneladas de resíduos.
O superintendente da Sudes, Moacir Teófilo, explica que o trabalho, antes e durante o período chuvoso, tem sido importante para evitar transtornos.
"A limpeza nos canais é um trabalho de extrema importância para evitar que a passagem da água seja obstruída em decorrência do descarte de resíduos inadequados que é realizado pela população. Com este serviço, podemos evitar alagamentos, já que o escoamento da água ocorrerá normalmente, sobretudo no período chuvoso”, disse ele.
Descarte correto
Para os materiais mais encontrados dentro dos córregos, que são descartados de forma irregular, a Prefeitura disponibiliza serviços gratuitos para que a população faça sua parte. A Coleta de Volumosos recolhe, na residência do cidadão, os móveis e eletrodomésticos inservíveis. O lixo domiciliar deve ser descartado na coleta regular, que atende todos os bairros da capital, de segunda a sábado. Já os materiais recicláveis podem ser despejados nos 32 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados nas principais praças e vias da capital.
Central de Monitoramento Sudes
Através dos números 0800 082 2600, 156 ou WhatsApp 98802-4834, o cidadão pode solicitar a limpeza do canal que passa próximo a sua residência, caso observe a necessidade. Ademais, também é possível solicitar a Coleta de Volumosos, informações sobre os PEVs ou dias e horários que a coleta regular atende sua região.
"Temos um canal aberto para que a população possa entrar em contato conosco e contribuir com a nossa atuação, nos mostrando onde há algum problema não identificado ou alguma sugestão de onde podemos atuar. É importante que o cidadão ande lado a lado com a Prefeitura", completou Teófilo.
Últimas notícias
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
OPLIT prende turista por violência e ameaça em hotel na orla de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
