PAM Salgadinho reforça assistência com mais de três mil atendimentos
Resultado foi obtido nos três primeiros meses deste ano, beneficiando idosos e trabalhadores
Visando ampliar a oferta de serviços, reforçar os atendimentos e facilitar o acesso à assistência em saúde para os usuários, a Prefeitura de Maceió incrementou as ações de saúde do município ao manter, de forma inovadora, a maior unidade especializada em média e alta complexidade do Nordeste – o PAM Salgadinho – aberta aos sábados.
O sucesso da ideia se reflete nos números de atendimentos. Somente de janeiro a março deste ano, foram realizados, aos sábados, três mil 266 procedimentos. Destes, 1.980 foram de exames realizados pelo Laclim, 891 exames de imagem, 170 de atendimentos de clínica médica e 225 de consultas e exames ginecológicos.
Com a mudança, os maiores beneficiados são os idosos – que passaram a receber um atendimento com mais comodidade, por conta do menor fluxo de usuários, que reduz a aglomeração no local – e as pessoas que se viam impossibilitados de cuidar da saúde durante a semana, por conta do trabalho.
“Esse trabalho foi iniciado com o intuito de reduzir a demanda reprimida que havia na unidade por exames específicos e consultas especializadas. Mas, assim como ocorreu com o Corujão da Saúde, foi o olhar da gestão para os usuários que tornou este atendimento fundamental para quem tem dificuldades de acesso aos serviços de saúde, durante a semana, no horário normal das unidades”, afirma a gerente administrativa do PAM Salgadinho, Ethienne Delamare.
O que funciona no sábado
Dentro da estrutura disponibilizada para a população aos sábados, os usuários podem realizar, no Centro Diagnóstico do PAM Salgadinho (Bloco L), exames como Mamografia, Raio-X, Eletrocardiograma e Tomografia Computadorizada. Já o Laboratório de Análises Clínicas de Maceió - Laclim está à disposição para toda a grade de exames de patologia clínica ofertada pelo SUS.
Há ainda serviços em funcionamento no Bloco E, com a oferta de pequenas cirurgias aos usuários, e no Bloco C, com atendimento em ginecologia. Os procedimentos são realizados das 7h às 12h.
É importante lembrar que os atendimentos e exames aos sábados no PAM Salgadinho não são realizados por livre demanda. O acesso aos serviços é feito por meio de agendamento nas unidades de saúde municipais.