Aguardada há mais de 10 anos, ciclovia da Fernandes Lima transforma sonhos de ciclistas em realidade
Extensão da ciclovia chega a quase 5 km e garante mobilidade com segurança aos ciclistas e trabalhadores

Segurança, mobilidade, sustentabilidade, saúde e bem-estar. Esses são os adjetivos que resumem bem a nova ciclovia da Avenida Fernandes Lima, que foi inaugurada no sábado (15), pelo prefeito JHC. Essa é uma conquista aguardada por mais de uma década pelos ciclistas de Maceió, que comemoram o novo equipamento público com 5 km de extensão.
A obra, que até 2020 não havia saído do papel, avançou consideravelmente desde 2021, permitindo que ciclistas a utilizassem antes mesmo da inauguração. São mais de 300 mil maceioenses beneficiados com o aparelho público por escolherem a bicicleta como um meio de transporte e lazer.
Quem sabe bem a importância da segurança no trânsito é o Renato Gladiador, atualmente membro do grupo de ciclistas de Maceió, Pedal Aleatório. Para ele, a segurança é o principal benefício oferecido por meio desse espaço. Renato foi vítima de um acidente de trânsito. Por causa disso, ele teve que amputar a perna.
Apesar do desafio de se locomover com uma perna, ele não deixou o ciclismo de lado. “Quatro meses de cadeira de rodas, voltei a pedalar. Estou junto com o Pedal Aleatório e quero dizer a vocês que o prefeito está de parabéns, construindo a ciclovia para a gente pedalar por ela com segurança, saúde e liberdade, porque a gente fica longe dos carros”, afirma Renato.
Manuela Santos, 35 anos, usava antes a bicicleta apenas como esporte e lazer, em mata fechada ou regiões de usina. Para trabalhar, o único meio era o transporte coletivo. A realidade mudou, quando a ciclovia passou a ganhar forma, podendo ser usada pelos ciclistas e trabalhadores. A partir de então, ela passou a usar a bicicleta também para ir ao trabalho. Manuela mora no Centro, mas trabalha nas proximidades do Canaã.
“Por conta do trânsito, eu sempre ia de ônibus, mas agora foi que comecei a ir de bicicleta por causa da ciclovia. O tempo e a segurança tiveram maior impacto, porque os carros passam beirando os ciclistas e a ciclovia dá mais segurança. Então usava mais para esporte e lazer e agora para trabalhar”, afirma Manuela.
O percurso feito por Manuela para ir trabalhar é o mesmo trecho da ciclovia que já está em funcionamento. Ela pedala da Praça Centenário até a Avenida Valentim Diniz, na entrada do Canaã, totalizando quase 5 km de extensão. No sábado, o prefeito JHC assinou a ordem de serviço para mais 2,2 km, indo da entrada do Canaã até o Jardim Petrópolis.
Luan Acioly, 32 anos, que pratica modalidades radicais do pedal, desde os 13 anos, reforça o empenho da Prefeitura de Maceió em investir na mobilidade e na segurança dos maceioenses, com a construção de ciclovias, não só para a Fernandes Lima, como para outras localidades, a exemplo da Rota do Mar.
“Eu vejo no Biu, na Rota do Mar, na parte do Trapiche. É muito importante. Eu pedalo desde criança, Mountain Bike, que é pedalar em percursos com obstáculos, há uns 13 anos. Eu uso a ciclovia quando quero ir mais devagar. É um passo importante, algo que nunca foi feito antes”, aponta o ciclista.
A Ciclovia da Fernandes Lima conta ainda com guarda-corpos em 60 pontos do percurso para proteger o ciclista nos espaços mais próximos do tráfego de veículos; possui sinalizações horizontais e verticais, instaladas também nos cruzamentos da avenida.
Para melhor orientar quem pedala e quem dirige, decks de madeiras foram instalados em 20 pontos para preservar as raízes das árvores, mantendo um ambiente fresco e sustentável. Os serviços foram desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura de Maceió (Seminfra).
Além disso, a ciclovia ainda contou com a poda das árvores e com serviços de jardinagem, executados pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).
Últimas notícias

Morre Anita Studer, responsável pela maior reflorestação do Brasil em Alagoas, na Reserva de Pedra Talhada

Jovem de 23 anos é baleado na cabeça em tentativa de homicídio na Chã da Jaqueira

Alfredo Gaspar endurece na CPMI: “Não vai ter trégua para quem saqueou aposentados e pensionistas”

Alagoas completa 208 anos neste dia 16 com avanços em Integridade e Compliance

Maceió recebe Corrida 100% Você com Bell Marques no aniversário de 208 anos de Alagoas

Moraes pede explicações sobre escolta que levou Bolsonaro ao hospital
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
