Geral

Vigilância Sanitária interdita clínica odontológica no Centro de Maceió

Segundo órgão, estabelecimento apresentava condições insalubres de funcionamento

Por Assessoria 18/04/2023 10h10
Vigilância Sanitária interdita clínica odontológica no Centro de Maceió
Entre os itens encontrados estavam medicamentos fora da validade - Foto: Assessoria

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou no último final de semana um consultório odontológico no Centro da cidade. O local apresentava diversas irregularidades sanitárias e um alto grau de risco à saúde da população.

Dentre as não conformidades detectadas pela equipe de fiscalização estão a ausência de Alvará Sanitário para funcionamento, falta de condições mínimas de higiene, ausência de esterilização dos instrumentais odontológicos, descarte inadequado de lixo contaminado, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) contaminados, saneantes clandestinos, equipamentos danificados e sem condições de uso, entre outros.

"Além de todas essas irregularidades, também encontramos um ambiente com mau odor, sem água encanada e presença de fezes de ratos e baratas. Um ambiente totalmente insalubre”, destaca o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

Após a interdição, o estabelecimento foi autuado e responderá a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180 a R$ 19 mil. O estabelecimento tem até 90 dias para se adequar às exigências da Vigilância Sanitária.

Denúncia – Os canais de denúncia da Vigilância Sanitária são pelo WhatsApp (82) 8752-2000, por meio de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. As denúncias também podem ser realizadas pelo 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante. Para registrar alguma irregularidade sanitária, é imprescindível informar o motivo da reclamação; nome, endereço completo e ponto de referência do estabelecimento denunciado.