Funcionamento dos Ecoboats é apresentado a alunos de pós-graduação
Equipamentos fazem limpeza da lagoa Mundaú e recolhem, em média, cerca de uma tonelada de lixo por dia
Na última segunda-feira (17), alunos da disciplina Sustentabilidade, do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas do Centro Universitário Tiradentes, estiveram na Lagoa Mundaú para conhecer os Ecoboats. O equipamento foi instalado pela Prefeitura de Maceió e vem contribuindo com a preservação do meio ambiente. Os instrumentos fazem a limpeza da Lagoa e recolhem, em média, cerca de uma tonelada de lixo por dia.
Ao todo, foram 12 alunos que viram de perto o funcionamento e receberam orientações a respeito dos Ecoboats por parte dos educadores ambientais da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).
A diretora de Planejamento e Serviços Especiais da Sudes, Kedyna Tavares, avaliou a visita dos estudantes. "A troca de conhecimentos proporciona a oportunidade de aprendizado mútuo, pois, tanto os estudantes e professores podem aprender com a minha experiência, como eu também pude aprender com as experiências e conhecimentos que eles trazem. Isso é bastante gratificante", disse.
Um dos docentes que acompanhou a aula de campo revelou a importância do uso da tecnologia para a limpeza urbana da cidade. " O Ecoboat desenvolve um importante trabalho com a coleta de resíduos antes negligenciados. Sua equipe está bem instruída não só para o operacional padrão, mas para sensibilizar a população que vive da lagoa", informou o professor Jônatas Souza.
Bruno Prado, que é estagiário da Sudes e estudante de Engenharia Ambiental e Sanitarista. Ele destacou fala o trabalho realizado pelo órgão.
"É importante a possibilidade de divulgar o nosso trabalho para outras pessoas, mostrando as atividades desenvolvidas e como elas têm apresentado resultados e melhorias para o sistema. Isso nos permite levar o reconhecimento do nosso trabalho como um todo para outros profissionais da área, o que pode gerar novas oportunidades e colaborações", afirmou.
Os Ecoboats funcionam em Maceió desde o mês de dezembro de 2022. Somente no mês de março, deste ano, foram mais de 80 toneladas de resíduos descartados de forma irregular, em diversos pontos da cidade que acabam indo parar na Lagoa Mundaú.
Últimas notícias
Semarh mantém estado de atenção para baixa umidade no Sertão, São Francisco e Agreste de Alagoas
Prefeito de Junqueiro celebra formatura da filha na rede pública de ensino
Prefeitura instala Papai Noel de "areia" ao lado da Cadeira Gigante para Natal de Maceió
Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH
Palmeira dos Índios se prepara para inaugurar Hospital Regional que vai atender 300 mil pessoas
Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
