Cultura

Projeto Livros Livres é opção para quem deseja unir leitura e natureza

Proposta funciona dentro do Parque Municipal de Maceió e oferta aos visitantes a liberdade de doar, trocar ou adquirir livros gratuitamente

Por Assessoria 21/04/2023 09h09
Projeto Livros Livres é opção para quem deseja unir leitura e natureza
Projeto Livros Livres é ótima opção para quem deseja unir leitura e natureza. - Foto: Ascom Sudes

Aumentar o conhecimento, estimular a criatividade e ampliar o vocabulário são alguns dos benefícios que a leitura traz. Por isso, o projeto Livros Livres, instalado pela Prefeitura de Maceió no Parque Municipal, localizado em Bebedouro, conta com mais de 400 exemplares e atrai diversos visitantes que buscam unir a leitura à natureza.

A proposta consiste em oferecer livros de assuntos diversificados para os visitantes, garantindo a possibilidade de adquirir, trocar ou doar. Para isso, basta ir até uma antiga geladeira usada como armário ou em alguma das prateleiras e escolher a obra literária.

A coordenadora dos parques da capital, Rafaela Brito, afirma que o projeto Livros Livres tem o objetivo de incentivar a leitura através da adoção de livros.

"O projeto Livros Livres é uma forma de incentivar a leitura. Recebemos doações de livros dos visitantes e os deixamos expostos na galeria, daí o visitante tem acesso a estes e fica a vontade para fazer uma leitura ao ar livre ou até mesmo adquirir um exemplar sem custo algum. Fizemos a revitalização do espaço com objetos sustentáveis como poltronas e balanços para aumentar o bem-estar do leitor", disse.

Cada visitante só pode escolher um livro para ler no parque ou, se preferir, adotá-lo e levar para sua casa. Durante o período que está ativo, o projeto já recebeu diversas crianças, em visitas agendadas, para apreciar uma leitura e adquirir conhecimento.

"Você pode doar, trocar e adquirir novos livros de forma gratuita. O Livros Livres é de todos”, completa a coordenadora.

Recentemente, a área que comporta o projeto passou por reformas, nova pintura e a instalação de cadeiras sustentáveis, feitas de bambu, com o objetivo de melhorar a estrutura para os visitantes.

Funcionamento - O Parque Municipal funciona de terça a domingo, das 08 às 16h.

Mais informações - Para mais informações, o cidadão pode entrar em contato pelo número (82) 98801-3651 ou no Instagram em @parquemunicipaldemaceio.