Viçosa recebe a 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa
O evento será realizado no Centro de Convenções Dr. José Evilásio Torres, localizado na Praça Apolinário Rebelo
O Município de Viçosa, no Vale do Paraíba alagoano, recebe, nos dias 26, 27 e 28 de abril, a 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa. O evento será realizado no Centro de Convenções Dr. José Evilásio Torres, localizado na Praça Apolinário Rebelo, Centro da cidade, localizada a 86 km de Maceió.
A iniciativa é do Grupo de Estudos e Extensão em Ciências Agrárias de Alagoas (Gecasa), do Campus das Engenharias e Ciências Agrárias (Ceca), da Universidade Federal Alagoas (Ufal) -, e da Prefeitura Municipal de Viçosa.
“Esse evento é de suma importância para o desenvolvimento e o fomento da agricultura familiar, não só do município de Viçosa, mas de todo o Vale do Paraíba. Nele serão levantadas todas as possibilidades de desafios que a agricultura familiar enfrenta no momento e os caminhos que podemos trilhar para superá-los”, destacou o secretário municipal de Agricultura de Viçosa, Israel Moura.
O pré-lançamento da 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa aconteceu no dia 10, na Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço do Estado de Alagoas (Sedics).
“O objetivo é realizar ações intensivas de pesquisa e extensão universitária em comunidades rurais e, a partir de demandas dessas realidades, integrar soluções de práticas já instaladas na universidade e em instituições parceiras”, explica o professor José Roberto Santos, do Gecasa.
As inscrições para o evento podem ser feitas NESTE LINK.
“A maior parte dos alimentos que chega à mesa da população brasileira, e em Viçosa não é diferente, vem da agricultura familiar. Desde o início, nossa gestão tem ofertado uma atenção especial ao pequeno produtor e esse evento se soma aos esforços no sentido de que a agricultura familiar se fortaleça e se desenvolva cada vez mais em nosso município e região”, disse o prefeito de Viçosa, João Victor.
Programação
A cerimônia de abertura acontece nesta quarta-feira (26), às 15 horas, seguida do debate sobre “A importância da agricultura familiar camponesa do Vale do Paraíba alagoano: possibilidades e desafios”.
Em seguida, o tema a ser discutido será: “Plantas alimentícias não convencionais: um olhar para a biodiversidade e alimentação”. A programação segue à noite na Praça Apolinário Rebelo com apresentações culturais.
Na quinta-feira (27), a partir das 8 horas, estão programadas visitas técnicas às propriedades de agricultores que usam tecnologias sociais sustentáveis no Assentamento Quinta da Serra: sistemas agroflorestais e recuperação de nascentes. Haverá, ainda, inauguração de poço artesiano, análises de água e peixamento para criação em açudes.
A partir das 15 horas, a programação volta a acontecer no Centro de Convenções com roda de conversa sobre alimentação saudável no campo e na cidade, avaliação alimentar da população, mostra e degustação de comidas típicas, vacinação de cães e gatos, mutirão da saúde. Apresentações culturais acontecem na Praça Apolinário Rebelo, a partir das 19 horas.
Feira da Agricultura Familiar
Na sexta-feira (28), último dia do evento, a Praça Apolinário Rebelo receberá a Feira da Agricultura Familiar, a partir das 6 horas. No Centro de Convenções, será realizado, às 9 horas, o Fórum da Agricultura Familiar: “Caminhos para o desenvolvimento da agricultura familiar camponesa do Vale do Paraíba”.
A 1ª Expedição da Agricultura Familiar Camponesa será encerrada às 14 horas com coffee break e apresentação cultural.
Serão entregues, ainda, plantas nativas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); de alevinos, pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri); realizada triagem do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), pela Emater; e triagem / cadastro de produtores, pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal).
Últimas notícias
Leonardo Dias denuncia que ambulâncias entregues por Lula ainda estão paradas
Alfredo Gaspar garante R$ 816,4 mil em investimentos para a região Norte de Alagoas
Com mais de 1.400 romeiros, São Sebastião realiza grande romaria em Juazeiro do Norte
Idoso atropelado em Maragogi aguarda cirurgia após material hospitalar acabar, diz família
Mulher é presa após agredir policial e causar confusão em via pública no Benedito Bentes
Mendes manda PF apurar suposta espionagem contra secretário do Recife
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
