Segurança

Equipe do MPE/AL visita PM de São Paulo para conhecer experiência com câmeras corporais

Promotor acompanha implementação dos equipamentos no estado

Por Assessoria 25/04/2023 09h09
Equipe do MPE/AL visita PM de São Paulo para conhecer experiência com câmeras corporais
As imagens captadas pelos equipamentos poderão ser usadas em audiências de custódia - Foto: Assessoria

O Ministério Público de Alagoas, através da 40ª Promotoria de Justiça da Capital, participou de visita técnica ao Comando-Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O encontro teve como objetivo conhecer a experiência da PM/SP com o uso de câmeras corporais (bodycams). De acordo com o promotor de Justiça Magno Alexandre Moura, o MP instaurou procedimento para acompanhar a implementação dos equipamentos na rotina de trabalho dos militares em Alagoas.

O promotor pondera que o uso de câmeras corporais traz benefícios para a segurança pública por ser uma tecnologia de evidência. As imagens captadas pelos equipamentos poderão ser usadas em audiências de custódia no reforço da prova e na instrução de processos judiciais. “As câmeras corporais são um instrumento de cidadania e estão de acordo com os princípios da administração pública. Além do mais, passa a ser mais um equipamento de proteção individual do policial, como o é o colete”, complementa.

A visita técnica foi feita no dia 19 e 20 de abril por comitiva integrada pelo Ministério Público de Alagoas, pelo Comando-Geral da Polícia Militar de Alagoas e pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos. De acordo com o promotor Moura, a visita deu origem a um relatório que será apresentado ao Governo do Estado.