Prefeitura promove oficina sobre marcadores de consumo alimentar
Oficina orienta profissionais de saúde sobre análise da ingestão alimentar da população
A Secretaria de Saúde de Maceió realizou, ao longo desta semana, uma oficina sobre marcadores de consumo alimentar direcionada a nutricionistas e outros profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da capital.
O evento foi promovido pelo Programa de Alimentação e Nutrição de Maceió e ocorreu no auditório da SMS, no Centro. A oficina teve o objetivo de enfatizar junto aos profissionais a adoção de práticas alimentares mais saudáveis para toda a população.
De acordo com a coordenadora do Programa de Alimentação e Nutrição da SMS, Thaís Godinho, o marcador de consumo alimentar é uma técnica empregada para a análise da ingestão alimentar.
“Consiste em definir os alimentos ingeridos nas últimas 24 horas. É considerada rápida e simples de ser aplicada e tem um papel importante no planejamento do nosso programa. A oficina reforçou o papel do marcador na saúde pública além de ter sido um momento para sanar dúvidas no preenchimento da ficha através do prontuário eletrônico", destaca.
A oficina contou com palestras do profissional de educação física da Sesau, Everton Carnaúba e Kevin Marinho, técnico do e-SUS da Secretaria de Saúde de Maceió, setor responsável por instrumentalizar essa coleta de dados.
“Conhecer o padrão de consumo alimentar, tanto individual quanto coletivo, é essencial para orientar as ações de atenção integral à saúde e, principalmente, para promover a melhoria do perfil alimentar e nutricional da população”, completa a coordenadora.
Últimas notícias
Agentes da Guarda de Maragogi concluem treinamento tático de alto nível
Caso Naiane: Marido de jovem encontrada morta entrega documentos à polícia
MPAL reforça preservação da Caatinga durante evento no Sertão de Alagoas
HIV: dois novos casos de cura são anunciados; total chega a 13
Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
