Sônia Guajajara lamenta morte de yanomami baleado por garimpeiro
Ministra dos Povos Indígenas enviou uma comitiva interministerial a Roraima para reforçar as ações de retirada dos garimpeiros ilegais
                            A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, lamentou o ataque à comunidade Uxiu, dentro da Terra Indígena Yanomami, por garimpeiros ilegais. O atentado, que ocorreu nesse sábado (29/4), resultou na morte de um indígena de 36 anos. Outros dois ficaram feridos.
Uma comitiva interministerial está a caminho de Roraima para reforçar as ações de retirada dos suspeitos, segundo informou a ministra. Também foi solicitado o reforço do Ministério da Justiça (MJ) para a investigação da Polícia Federal (PF) sobre o caso.
“Com muito pesar soubemos do ataque a tiros de garimpeiros contra três indígenas Yanomami, um veio a óbito e os outros dois estão sob atendimento em estado grave”, escreveu Sônia no Twitter.
Com muito pesar soubemos do ataque a tiros de garimpeiros contra 3 indígenas Yanomami, 1 veio a óbito e os outros 2 estão sob atendimento em estado Grave. Uma comitiva interministerial está a caminho de Roraima para reforçar ainda mais as ações de desintrusão dos criminosos.
— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) April 30, 2023
O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, confirmou pelas redes sociais que garimpeiros ilegais armados alvejaram três os jovens Yanomami.
Ilson Xirixana, que atuava na região como agente indígena de saúde (AIS), foi baleado na cabeça. Ele chegou à unidade de saúde desacordado e não resistiu aos ferimentos, falecendo por volta das 5h30 deste domingo (30/4).
Os outros dois feridos foram resgatados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami e estão em estado grave. Eles foram levados para Boa Vista.
Últimas notícias
            Comoção e revolta marcam enterro de jovem morta durante tentativa de venda de drone em São Paulo
            Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 221 milhões e critica impunidade na CPMI do INSS
            TJ inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados em Alagoas
            Castro defende no STF operação que deixou mais de 120 mortos no Rio
            Secretaria de Estado da Saúde dá início à Campanha Novembro Roxo
            Hospital da Mulher de AL realiza mais de mil mamografias durante o Outubro Rosa
Vídeos e noticias mais lidas
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
		