Comunidades do Brota na Grota e empresas participam de palestras sobre educação no trânsito
Trabalho tem como objetivo garantir a segurança viária em Maceió

Agora no mês do trabalhador, a equipe de Educação do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió vai seguir com as ações, já com foco no Maio Amarelo, que têm a finalidade de conscientizar e prevenir acidentes nas vias da cidade.
E durante o mês de abril, as atividades em empresas, voltadas para a segurança viária e garantia da mobilidade urbana, foram um dos focos dos trabalhos. Além de palestras e conversas com trabalhadores em empreendimentos de setores diversos, os profissionais seguiram com as aulas para taxistas e as iniciativas realizadas no programa Brota na Grota.
A assessora de Educação de Trânsito do DMTT, Inês Pessoa, destacou como o trabalho realizado nas empresas contribui com a conduta segura no trânsito. "Trazer ações como essas ao ambiente de trabalho das pessoas é fundamental. Em alguns casos, com os colaboradores que trabalham dirigindo, é possível dar a eles mais consciência de que obedecer as leis não é uma questão de escapar de punições, mas de respeitar a vida e a integridade física das pessoas", declarou.
A técnica em segurança no trabalho da empresa Pajuçara Alimentos revelou que alguns funcionários estavam se acidentando com frequência durante seu trajeto do trabalho para casa.
"Entramos em contato com o DMTT e acertamos para que fosse ministrada uma palestra, com o intuito de gerar conhecimento sobre ter a consciência de um comportamento seguro no trânsito", comentou Ayne Karine.
Entre os temas abordados nas palestras estão a atualização do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a plataforma Colidiu - que torna os sistemas do DMTT de Maceió mais eficientes e ágeis - qual o momento para acionar os agentes do órgão municipal e outros tópicos para o convívio e a garantia da segurança viária nas ruas da cidade.
Brota na Grota
Durante o mês de abril também ocorreram ações no programa Brota na Grota, com atividades educativas voltadas para as crianças das grotas do Arroz, Goiabeira, Pitanguinha e Arranha Céu. "Nas grotas, o trabalho tem sido mais voltado para o público infantil, passando dicas e práticas divertidas para dar a todos uma pequena noção do que é o respeito no trânsito", comentou Inês Pessoa.
Aulas para taxistas
A equipe também realizou as aulas para taxistas, que fazem parte do cronograma fixo do setor e acontecem às terças-feiras, no Sest-Senat, na Serraria.
A educadora de Trânsito, Aldinete Dantas, ressaltou o trabalho educativo com a categoria. "As aulas com os profissionais de táxi trazem uma troca de experiência. São terças-feiras bem produtivas, nas quais passamos a eles formas mais seguras de trabalhar e oferecer o melhor serviço possível aos usuários", afirmou.
Últimas notícias

Baleia encanta banhistas com espetáculo raro na praia da Jatiúca

Festival da Mariscada 2025 já faz história no primeiro dia de festa em Maragogi

Homem é esfaqueado por companheira ao tentar terminar o relacionamento, em Arapiraca

Justiça determina concurso público para agentes socioeducativos em Alagoas

Olimpíada de Educação Financeira tem adesão de 100% das escolas estaduais

JHC entrega praça totalmente revitalizada no Feitosa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
