Saúde

Uso Racional de Medicamentos: CRF/AL promove ações de saúde na praia da Ponta Verde

Esta é mais uma iniciativa da campanha Farmacêutico que cuida do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas

Por Assessoria 02/05/2023 10h10
Uso Racional de Medicamentos: CRF/AL promove ações de saúde na praia da Ponta Verde
CRF/AL promove ações de saúde na praia da Ponta Verde - Foto: Assessoria

O Conselho Regional de Farmácia de Alagoas promove no próximo domingo, 07 de maio, na Praia da Ponta Verde, atendimentos de saúde gratuitos para a população. A ação acontece em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos e contará com os serviços de aferição da pressão arterial, glicemia capilar e orientação farmacêutica. Além disso, haverá coleta de medicamentos vencidos ou em desuso.

Daniel Fortes, presidente do CRF/AL, ressalta que ações como estas são importantes porque os riscos do uso indiscriminado de medicamentos são uma realidade e as consequências da automedicação são graves e podem levar à morte. “Uma pesquisa recente mostrou que 32% dos brasileiros se automedicam e a maioria deles são com os medicamentos isentos de prescrição, como por exemplo, medicamentos para dor de cabeça”, disse.

Esta mesma pesquisa apontou que 84% deles sabem os riscos de tomar remédios sem receita. “Por isso, é fundamental que ao chegar na farmácia o cliente peça orientação do farmacêutico antes da compra de qualquer medicamento, mesmo sem receita. Nós somos os profissionais de saúde mais perto da população”, afirmou.

O presidente lembra que existe uma lei que obriga que todas as farmácias tenham um profissional farmacêutico durante todo horário de funcionamento. Segundo a Organização das Nações Unidas, até 2050 o uso de medicamentos sem prescrição médica pode matar 10 milhões de pessoas em todo mundo. “A nossa orientação é que você converse com o farmacêutico, ele deve ser o seu profissional de saúde quando o assunto for medicamentos”.

Esta é mais uma iniciativa da campanha Farmacêutico que cuida do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas.

Tags: