Segurança

Alagoas aparece entre os estados que reduziram as taxas de violência, segundo estudo

A pesquida é do Instituto Sou da Paz e indicam que programas voltados para a segurança melhoram as taxas de criminalidade

Por 7Segundos 03/05/2023 10h10
Alagoas aparece entre os estados que reduziram as taxas de violência, segundo estudo
Viatura da Polícia - Foto: Tiago Ghizoni/NSC Total

Estudo do Instituto Sou da Paz , divulgado na manhã desta quarta-feira (03), indica que pelo menos 11 estados brasileiros reduziram as taxas de violência e Alagoas é um dos estados que apresentaram avanços nos indicadores criminais.

Segundo o levantamento do “Balanço das Políticas de Gestão para Resultados na Segurança Pública” o resultado da pesquisa apresenta melhorias em diversas taxas de criminalidade, mediante as estratégias voltadas para os resultados.

Este efeito positivo seria resposta de programas de proteção que têm foco nos objetivos, nas recompensas e que adotam metas na em diferentes áreas da segurança pública.

Alagoas é um dos estados que tem um projeto que visa reduzir a violência. O programa ‘Mesa de Situação’, de 2015, age por meio de incentivos financeiros e atividade operacional, voltado para a apreensão de armas e drogas.

Com propósitos a longo prazo, este programa conseguiu reduzir em 14.8% os assassinatos no estado alagoano. A recompensas neste caso acontece por intermédio de uma política de bonificação por apreensão de armas de fogo e drogas.

Anteriormente, o estado alagoano apresentava 47,3 mortes a cada 100 mil habitantes em 2015. Seis anos depois, em 2021, os estudos apontam que este número reduziu para 31 mortes.