Primeira votação feminina completa 90 anos; eleitorado segue maioria Alagoas
Segundo TSE, 53% dos votantes em Alagoas são do sexo feminino

Em 1932, as mulheres conquistaram o direito ao voto por meio do decreto do então presidente Getúlio Vargas. Pouco mais de um ano depois, as mulheres votaram pela primeira vez na quarta-feira, 3 de maio.
Ou seja, completa 90 anos hoje. Antes, houve eleição para a Assembleia Nacional Constituinte para que as mulheres pudessem votar. A Constituinte elaborou uma nova Constituição, que entrou em vigor em 1934, consolidando o voto feminino – uma conquista do movimento feminista da época.
Em Alagoas, as mulheres seguem sendo a maioria dos eleitores. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2013, mulheres configuraram 54% do eleitorado alagoano. Das 1.871.312 pessoas que votaram, 1.009.821 eram do sexo feminino.
Dez anos depois, houve uma pequena variação na porcentagem de mulheres eleitoras. Dos 2.329.89 votantes, 53% são mulheres, ou seja, 1.242.981.
Últimas notícias

Médico diz que Bolsonaro está ‘fragilizado’: ‘Tem comido menos do que gostaríamos’

Nova Areninha da parte alta de Maceió amplia oportunidades de esporte e lazer no Antares

Idoso sofre fratura na clavícula após motocicleta colidir em caminhão, na Serraria

Confira os pontos de bloqueio para o Desfile da Emancipação de Alagoas

Prefeito autoriza construção da orla da Praia de São Miguel dos Milagres

Corpo é achado na Praia do Sobral após suspeita de afogamento em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
