Primeira votação feminina completa 90 anos; eleitorado segue maioria Alagoas
Segundo TSE, 53% dos votantes em Alagoas são do sexo feminino
Em 1932, as mulheres conquistaram o direito ao voto por meio do decreto do então presidente Getúlio Vargas. Pouco mais de um ano depois, as mulheres votaram pela primeira vez na quarta-feira, 3 de maio.
Ou seja, completa 90 anos hoje. Antes, houve eleição para a Assembleia Nacional Constituinte para que as mulheres pudessem votar. A Constituinte elaborou uma nova Constituição, que entrou em vigor em 1934, consolidando o voto feminino – uma conquista do movimento feminista da época.
Em Alagoas, as mulheres seguem sendo a maioria dos eleitores. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2013, mulheres configuraram 54% do eleitorado alagoano. Das 1.871.312 pessoas que votaram, 1.009.821 eram do sexo feminino.
Dez anos depois, houve uma pequena variação na porcentagem de mulheres eleitoras. Dos 2.329.89 votantes, 53% são mulheres, ou seja, 1.242.981.
Últimas notícias
Motociclista embriagado bate em caminhão e é levado à Central de Flagrantes
MP identifica irregularidades ambientais e sanitárias no Hospital Chama, em Arapiraca
Polícia prende receptador com 88 sacos de ração desviados de agropecuária em Maceió
Conta de luz fica mais cara em Alagoas; reajuste médio será de 5,43%
INSS vai barrar pedido repetido de aposentadorias, pensões e auxílios
Acusado de tentar matar tio por negar cerveja é preso pela Polícia Civil em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
