Geral

Eleições do SinJornal são suspensas por irregularidades na comissão eleitoral

Decisão foi tomada pela Justiça do Trabalho; pleito está suspenso por 30 dias

Por 7Segundos 03/05/2023 11h11
Eleições do SinJornal são suspensas por irregularidades na comissão eleitoral
Jornalistas - Foto: Ilustração

As eleições do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (SindJornal) foram suspensas pela Justiça do Trabalho pelo período de 30 dias. A decisão se dá em virtude de condutas questionáveis terem sido identificadas por parte da comissão eleitoral.

De acordo com a análise judicial, a atual comissão possui vícios que caracterizam a anulação do processo eleitoral, sendo eles a falta suficiente de membros para compor a comissão, a substituição de membros sem a realização de eleições, possuir participantes que não pertencem a categoria ou ao sindicato, possuir atas de trabalho sem assinatura, dentre outros.

As eleições estavam previstas para acontecer nesta sexta-feira (5), contudo, o pleito só poderá acontecer caso a atual Diretoria e o Conselho Fiscal do SindJornal sejam afastados e uma Junta Governativa Judicial seja nomeada.

Além disso, um pedido de impugnação da chapa “Outras Palavras” foi ignorado pela comissão eleitoral, sem levar em conta os argumentos dispostos na petição de impugnação, adotando uma posição entendida como parcial.

Anteriormente, as eleições contavam somente com a presença de uma única chapa, contudo, pelo entendimento da Justiça, a chapa “Renovar e Conquistar” também deve ser incluída no processo.

Agora caberá às partes envolvidas no processo apresentar o seu posicionamento de defesa por escrito até o dia 19/05. Uma audiência por videoconferência também está marcada para acontecer no último dia do mês de maio. Após a situação do atual pleito ser resolvida perante a Justiça, novas datas para a eleição serão definidas.