Prefeitura de Maceió declara área da Fábrica Carmen como de utilidade pública
Decreto desapropria imóvel para criar parque ambiental em Fernão Velho
O Gabinete Civil da Prefeitura de Maceió declarou de utilidade pública a área remanescente da antiga Fábrica Carmen, no bairro de Fernão Velho, para que o imóvel seja desapropriado com o objetivo de criar no espaço um parque ambiental. O decreto com a medida foi publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (04).
A decisão foi fundamentada na necessidade de criar espaços públicos para a população da parte alta, de preservar a vegetação com potencial paisagístico para permitir o contato das pessoas com a natureza e de compensar os espaços públicos suprimidos do uso comum nas áreas de afundamento provocado pela mineração.
O espaço possui 10,7 hectares, inseridos na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho, onde existe vegetação Mata Atlântica e dois reservatórios naturais de água, além dos antigos galpões onde funcionou a Fábrica Carmen, até o final do século passado.
De acordo com o coordenador do Grupo de Trabalho Fábrica Carmen, Fábio Palmeira, foi realizado o levantamento topográfico da região e o próximo passo é a elaboração do projeto conceitual do parque. “Vamos avançar com a concepção do projeto, de forma a assegurar o uso sustentável do local e, posteriormente, vamos discutir se o Município é quem vai investir diretamente no espaço ou se irá abrir um modelo de parceria público-privada”, explicou.
A proprietária atual é a empresa Nova Mundaú Empreendimentos Ltda, e de acordo com o decreto, a desapropriação será suportada financeiramente por recursos do orçamento do Município, podendo contar com contrapartidas de terceiros.
O Procuradoria-Geral do Município ficará responsável pelo processo de desapropriação e incorporação do imóvel ao patrimônio do Município.
Últimas notícias
Presidente da Câmara de Maceió ressalta iniciativas do Legislativo como inovadoras e próximas da população
Operação cumpre 45 mandados contra organização suspeita de tráfico e homícidios em Palmeira
Homem é preso ao mostrar órgão genital para funcionária de lanchonete no interior de AL
Motociclista é preso fazendo delivery de drogas na parte alta de Maceió
Colisão entre motocicletas deixa uma pessoa ferida na AL-220, em Arapiraca
Homem é preso com drogas dentro de casa no município de Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
