Prefeitura de Maceió declara área da Fábrica Carmen como de utilidade pública
Decreto desapropria imóvel para criar parque ambiental em Fernão Velho
O Gabinete Civil da Prefeitura de Maceió declarou de utilidade pública a área remanescente da antiga Fábrica Carmen, no bairro de Fernão Velho, para que o imóvel seja desapropriado com o objetivo de criar no espaço um parque ambiental. O decreto com a medida foi publicado no Diário Oficial do Município desta quinta-feira (04).
A decisão foi fundamentada na necessidade de criar espaços públicos para a população da parte alta, de preservar a vegetação com potencial paisagístico para permitir o contato das pessoas com a natureza e de compensar os espaços públicos suprimidos do uso comum nas áreas de afundamento provocado pela mineração.
O espaço possui 10,7 hectares, inseridos na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho, onde existe vegetação Mata Atlântica e dois reservatórios naturais de água, além dos antigos galpões onde funcionou a Fábrica Carmen, até o final do século passado.
De acordo com o coordenador do Grupo de Trabalho Fábrica Carmen, Fábio Palmeira, foi realizado o levantamento topográfico da região e o próximo passo é a elaboração do projeto conceitual do parque. “Vamos avançar com a concepção do projeto, de forma a assegurar o uso sustentável do local e, posteriormente, vamos discutir se o Município é quem vai investir diretamente no espaço ou se irá abrir um modelo de parceria público-privada”, explicou.
A proprietária atual é a empresa Nova Mundaú Empreendimentos Ltda, e de acordo com o decreto, a desapropriação será suportada financeiramente por recursos do orçamento do Município, podendo contar com contrapartidas de terceiros.
O Procuradoria-Geral do Município ficará responsável pelo processo de desapropriação e incorporação do imóvel ao patrimônio do Município.
Últimas notícias
Governo de Alagoas confirma nomes das 16 vítimas fatais de acidente em São José da Tapera
Nikolas se manifesta após votar contra a MP do programa Gás do Povo
Quem é o médico preso suspeito de estuprar pacientes em atendimentos
STJ revoga habeas corpus de Oruam e pede a prisão do rapper. Entenda
Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas na BR-104 em Rio Largo
Carnaval 2026 de Maragogi resgata raízes culturais e aposta em tradição, segurança e geração de renda
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
