Política

Espero que Amorim traga da Ucrânia indícios para conversar sobre paz, diz Lula

Declaração foi dada durante entrevista coletiva com o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte; premiê afirmou que os Países Baixos vão apoiar os ucranianos pelo tempo que for necessário

Por 7Segundos com CNN Brasil 09/05/2023 20h08
Espero que Amorim traga da Ucrânia indícios para conversar sobre paz, diz Lula
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante Cerimônia de chegada do Primeiro-Ministro da Holanda, Mark Rutte - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta terça-feira (9), esperar que o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, traga indícios para o começo de uma conversa sobre paz de sua viagem à Ucrânia em relação ao conflito com a Rússia.

“Hoje o Celso Amorim chegou na Ucrânia, ele já tinha ido à Rússia, ele viajou 12 horas de trem para poder chegar. Eu espero que o Celso me traga não a solução, que ele me traga indícios e soluções para que a gente possa começar a conversar sobre paz”, afirmou Lula durante entrevista coletiva com o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, no Palácio do Planalto.

“Ele já sabe o que o [Vladimir] Putin quer, ele agora vai saber o quer o [Volodymyr] Zelensky. E, aí, vamos ter instrumentos para conversar com outros países e construir, quem sabe, a possibilidade de pararmos essa guerra”, continuou o presidente brasileiro.

Em sua viagem à Rússia no começo de abril, Amorim disse à CNN que não estão “totalmente fechadas” as portas para uma negociação de paz com o país.

Lula explicou ainda que o primeiro caminho não é o da paz, mas sim o da necessidade de parar a guerra, mas que isso não é fácil.

“Todo mundo sabe que o Brasil condenou a ocupação territorial da Ucrânia feita pela Rússia. O Brasil já votou na ONU e repetiu o voto. Mas, ao mesmo tempo, achamos que é preciso não estimular a continuidade do erro. É preciso tentar dar uma parada nisso”.

Rutte relatou que ficou feliz por ter conversado sobre a Ucrânia com Lula. Em sua fala ele mencionou que “os Países Baixos vão apoiar a Ucrânia o tempo que for necessário”.