Fabio Costa lamenta morte de torcedor e defende penas mais duras contra atos violentos no esporte
Deputado federal apresentou projeto de lei que endurece as penas a fanáticos e clubes que se envolverem em conflitos dentro e fora dos estádios

O deputado Delegado Fabio Costa (PP) lamentou o linchamento do torcedor do CSA, Pedro Lúcio dos Santos, conhecido como Peu, de 47 anos, na semana passada, em Maceió, e defendeu, na Comissão do Esporte da Câmara Federal, penas mais duras para quem se envolver em atos violentos dentro e fora de arenas esportivas.
O parlamentar classificou o episódio como frio, bárbaro e cruel. Pedro foi agredido por um grupo de torcedores do time rival com vários golpes de barras de ferro na cabeça, além de facadas e garrafadas. Ele passou três dias internado em estado gravíssimo, mas não resistiu. A Polícia Civil de Alagoas está investigando o caso.
“Estamos nos referindo a um cidadão pacífico, que não fazia parte de torcida organizada, pai de família que foi assistir a uma partida de futebol e estava em um churrasquinho para lanchar quando foi cercado por um grupo de 20 pessoas que chegou em carros e motos, e começou a agredi-lo covardemente com barras de ferro na cabeça”, lamentou Fabio Costa.
Ele sugeriu um debate mais amplo no Congresso Nacional sobre as atitudes praticadas por pessoas que se infiltram em torcidas organizadas e se aproveitam de eventos esportivos para praticar crimes. E lembrou do projeto de lei que apresentou que endurece as penas contra integrantes de clubes e torcidas organizadas que causarem tumultos, conflitos coletivos ou atos de vandalismo em estádios e também nas ruas.
A proposta visa a penalizar, com dois a quatro anos de prisão, aquele que promover, praticar, incitar ou induzir confusões, atos de vandalismo, confrontos, conflitos, agressões, atos de violência contra pessoas, de forma individual ou coletiva, como membro de torcida organizada.
Se a prática resultar em dano ao patrimônio, a sugestão do deputado é aumentar a pena em um terço. Ele ainda tenta incluir os clubes que patrocinam as torcidas organizadas como corresponsáveis pela reparação dos possíveis danos.
O deputado Luiz Lima (PL-RJ), presidente da Comissão do Esporte, elogiou a propositura do deputado Fabio Costa por considerá-la relevante diante dos inúmeros relatos de violência em eventos esportivos. Ele sugere ações que incentivem a ida das famílias às arenas para assistir aos jogos. “De igual modo, lamento muito a situação envolvendo um torcedor do CSA, importante time brasileiro que já participou, inclusive, da primeira divisão”.
Últimas notícias

Atriz começa a gritar de repente em entrevista ao vivo em telejornal da Globo

Mulher é presa com quase 15 quilos de drogas no bairro Levada, em Maceió

11ª Bienal do Livro de Alagoas terá atrações para todos os públicos

Santana do Ipanema lança Programa Municipal de Castração de Cães

Uneal Arapiraca realiza primeira fase do concurso para professor efetivo

Fake news: Receita Federal não vai cobrar imposto de quem mora com os pais em 2026
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
