"Buscar a defesa mais enfática das vítimas, a intenção é essa" afirma Alfredo Gaspar sobre a Braskem
O deputado federal foi entrevistado no programa Na Mira da Notícia, na 96FM
Nesta terça-feira (16), o deputado federal Alfredo Gaspar foi entrevistado no programa Na Mira da Notícia, na 96FM, para falar sobre a Braskem em Alagoas.
O deputado explicou que: "Assim que eu assumi o mandato, eu propus essa comissão como forma de estarmos, enquanto bancada federal, ao lado da população atingida. Outro fato é que nós temos um poder judiciário muito lento no Brasil e essa lentidão requer uma participação da classe política para que a solução dos problemas saia de forma mais rápida e haja uma pressão em torno dessa mineradora, que economicamente é muito forte e com essa atividade predatória atingiu a vida de mais de 50.000 maceioenses". Gaspar propôs um projeto de lei para que acionistas não possam receber lucro de empresas que causam impactos ambientais antes de repararem os danos, ele também propôs que área fruto do crime ambiental seja responsabilidade do município e, caso restaurada, seja passada de volta aos proprietários de origem.
Alfredo Gaspar diz que existem 4 discussões a serem feitas: "Primeira, quem foi indenizado, tá satisfeito ou não? Segundo, quem ainda não foi indenizado, saber o motivo e ver como nós pressionamos a Braskem a cumprir. Terceiro, quem não fez parte do acordo como é que o poder judiciário tá tratando essa vítima. E a quarta, é as pessoas que não estão diretamente das áreas atingidas, mas estão ao redor dessa área".
O deputado concluiu dizendo que a intenção é: "Buscar a defesa mais enfática das vítimas, desde já sabendo que a Braskem cometeu um crime e vamos cobrar da Polícia Federal os verdadeiros responsáveis".