Leonardo Dias apresenta projeto que visa fomentar a cultura popular, em Maceió
“O projeto busca evitar a burocratização excessiva da atividade e estabelecer parâmetros comuns para os artistas de rua, a fim de garantir a segurança e o bem-estar da população, bem como do próprio artista”, explicou o vereador

Atendendo a um pedido da classe artística maceioense, o vereador Leonardo Dias (PL) apresentou um projeto de lei que autoriza que os artistas de rua se apresentem em espaços públicos sem autorizações prévias.
O projeto de lei recebeu o nome de Edmilson Mendes, em homenagem ao “Cego do Centro”, como ficou conhecido um dos mais famosos e importantes artistas de rua de Maceió. O objetivo da legislação é de fomentar a cultura popular.
Caso o projeto seja aprovado, não será permitido que as apresentações artísticas de rua ultrapassem o número de 50 espectadores ao mesmo tempo, bem como a cobrança prévia de ingressos. As arrecadações só serão autorizadas, uma vez que, sejam realizadas através de doações.
Com a aprovação deste projeto, o vereador entende que Maceió poderá desenvolver ainda mais a sua cena cultural e promover a inclusão social dos artistas de rua, garantindo-lhes o direito à livre expressão e ao trabalho. O acesso aos direitos implícitos na lei – caso aprovada – será estendido somente aos artistas cadastrados pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).
“O projeto busca evitar a burocratização excessiva da atividade e estabelecer parâmetros comuns para os artistas de rua, a fim de garantir a segurança e o bem-estar da população, bem como do próprio artista”, explicou o vereador.
O projeto de lei será apreciado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) da Câmara Municipal de Maceió e, em seguida, será levado à votação no plenário da Casa de Mário Guimarães.
Últimas notícias

Baleia encanta banhistas com espetáculo raro na praia da Jatiúca

Festival da Mariscada 2025 já faz história no primeiro dia de festa em Maragogi

Homem é esfaqueado por companheira ao tentar terminar o relacionamento, em Arapiraca

Justiça determina concurso público para agentes socioeducativos em Alagoas

Olimpíada de Educação Financeira tem adesão de 100% das escolas estaduais

JHC entrega praça totalmente revitalizada no Feitosa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
