Política

Em mais de 100 dias de mandato, Gabi Gonçalves se destaca pelo perfil jovem e tino político

A parlamentar realizou um balanço dos mais de 100 dias de mandato em suas redes sociais, trazendo consigo a força da juventude e da mulher alagoana como destaque em seu plano de trabalho

Por Assessoria 19/05/2023 15h03
Em mais de 100 dias de mandato, Gabi Gonçalves se destaca pelo perfil jovem e tino político
Em mais de 100 dias de Mandato, Gabi Gonçalves se destaca pelo perfil jovem e tino político - Foto: Assessoria

Gabi Gonçalves (PP), marca sua atuação com a presença frequente nas sessões plenárias, onde reforça o debate político em prol dos direitos da mulher, saúde mental e questões sociais emergentes, como a falta de água, o valor das tarifas na região metropolitana e transporte público. Sendo a primeira mulher riolarguense, eleita Deputada Estadual.

“O nosso mandato compartilhado tem sido voltado para a qualidade das nossas ações, em realmente fazer a diferença, com mudanças efetivas, ouvindo a população e a representando na plenária, construindo projetos que transformem a vida dos alagoanos, especialmente das mulheres e jovens do nosso Estado”, declarou Gabi Gonçalves.

A Deputada coordena, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa da Mulher Alagoana e a Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental, Bem-estar e Inclusão Social, a última sendo propositora. Essa associação dos deputados, de caráter suprapartidário, é destinada a promover ações pelos direitos das mulheres e pelo acolhimento, acesso à saúde mental de qualidade e inclusão, respectivamente, em conjunto com representantes da sociedade civil e de órgãos públicos afins, aprimorando debates e aperfeiçoando a legislação de políticas públicas para o Estado.

Aos 23 anos, Gabi está cumprindo seu primeiro mandato, integrando diversas comissões na Casa Tavares Bastos, como a Comissão de Constituição, Redação e Justiça, a Comissão de Fiscalização e Controle e a Comissão da Criança e Adolescente, Família e Direitos da Mulher.

Sendo a primeira mulher de Rio Largo a ser eleita Deputada Estadual, a parlamentar vem ouvindo ainda mais a população do município e da região metropolitana de Alagoas, sendo uma das demandas mais antigas dos moradores é a falta de água e o valor das tarifas cobradas pela empresa BRK Ambiental, tema debatido na audiência pública, proposta por Gabi Gonçalves na Assembleia Legislativa.

Atuação


Além da Audiência Pública, Gabi Gonçalves também protocolou um Projeto de Lei que determina a transparência dos cálculos de reajuste, revisão ou alteração tarifária, pelas prestadoras de serviços públicos de Alagoas e também propôs a criação de um comitê gestor para fiscalizar o plano de trabalho da empresa BRK Ambiental.

Outro Projeto de Lei associado a Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental, Bem-estar e Inclusão Social, determina a Política Estadual de Atenção, Cuidados e Proteção da Saúde Mental, que institui diretrizes e objetivos para conscientizar a população, combater a violência psicológica, valorizar a vida humana, dentre outros.

Além disso, a Deputada também protocolou o Projeto de Lei que dispõe sobre a reserva de 5% de vagas de empregos para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas empresas prestadoras de serviços ao Estado de Alagoas.

Se sensibilizando também com outras demandas preteridas como o transporte público, Gabi realizou a indicação Nº 74/2023 pedindo a entrada do transporte municipal e intermunicipal nos conjuntos: Teotônio, Demorisvaldo, Barnabé, Zé Carlos, Tavares Granja e Antônio Lins, no município de Rio Largo, e reuniu-se com a Diretora-Presidente da Arsal, Camilla Ferraz para tratar sobre o assunto.

Outras indicações da parlamentar ao Governo de Alagoas, foram as indicações para o retorno das aulas presenciais da Escola Estadual Profª Doralice da Silva Moura, localizada no loteamento Santa Maria em Rio Largo; para a reabertura da maternidade do Hospital Ib Gatto Falcão em Rio Largo e para o funcionamento da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em regime de plantão, nos finais de semana em todo o Estado.

O primeiro ano de mandato parlamentar já tem sido vivido interna e principalmente externamente ao gabinete, com atuação assídua pelos municípios da região metropolitana da capital alagoana, e por toda Alagoas. “Nossa jornada está apenas começando, e eu reafirmo a minha dedicação e disposição em ser mais rua e menos gabinete, levando vez e voz aos alagoanos que confiam no meu trabalho” salienta, Gabi Gonçalves.