Defesa Civil aumenta equipes de plantão neste final de semana
A previsão é de chuvas moderadas até o início da manhã deste sábado (20)

A Defesa Civil de Maceió aumentou o efetivo de plantão para este final de semana. Os agentes estarão de prontidão para atender a população em caso de necessidade, pois a previsão é favorável para o registro de chuvas moderadas em toda a capital.
Segundo o meteorologista da Defesa Civil Municipal, Hugo Carvalho, os alertas vigentes indicam acumulados significativos. “Estamos em nível operacional de observação, visto que nas últimas 24h já registramos nos pluviômetros da capital 52 mm de chuvas. Continuaremos monitorando e, se necessário, enviaremos alerta para a população”, expõe.
Com as chuvas da madrugada desta sexta-feira (19), três ocorrências foram atendidas e, em uma delas, uma família foi retirada da residência em que morava no bairro do São Jorge, de forma preventiva, por causa da queda do muro da cozinha. A família recebeu os encaminhamentos para os benefícios Municipais e abrigaram-se na casa de parentes.
Um planejamento foi traçado para atender o maceioense. Mais equipes, além das habituais, estarão de plantão e, em caso de necessidade, todo o corpo técnico estará disponível. Além disto, o Previne 2023, que é o plano de enfrentamento ao período chuvoso, prevê as ações que devem ser realizadas em diferentes situações, de acordo com a quantidade de chuvas que caírem.
“O nosso plano de enfrentamento ao período chuvoso já apresenta todas as ações que devem ser realizadas, não somente pela Defesa Civil, mas também por todas as secretarias municipais que fazem parte do sistema de defesa civil. Esse alinhamento já foi feito com os secretários de cada pasta e as ações de prevenção já iniciaram desde o mês de janeiro”, explica Abelardo Nobre, coordenador-geral do órgão.
Entre as principais ações está a aplicação de lonas nas encostas, para evitar deslizamentos, pela Defesa Civil; a desobstrução de galerias de águas pluviais e canais, pela Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb); e a contenção de encostas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
Como acionar a Defesa Civil
Para acionar a Defesa Civil, a população deve ligar para 199 ou 156, descrever o cenário, e uma equipe irá até o local.
Receba alertas
O cidadão interessado em receber as mensagens, precisa informar o CEP da sua residência para o número 40199, por SMS, de forma gratuita.
Além do formato em SMS, a Defesa Civil possui o serviço de envio de alertas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram. Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o assistente virtual, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra.
No Telegram, a população deve pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional e realizar o mesmo procedimento. Em todas as ferramentas disponíveis o usuário terá acesso aos alertas da Defesa Civil em caso de fortes chuvas e/ou inundações.
Últimas notícias

3º BPM Intensifica ações e apreende 12 armas de Fogo em duas semanas
Prefeito Carlos anuncia exoneração de Gilberto Gonçalves da Prefeitura de Rio Largo

PSS 2024: Seduc convoca mais de 200 profissionais de apoio da Educação Especial

Jovem de 18 anos morre após sofrer mal súbito em academia de Cajueiro

Renan Calheiros se pronuncia sobre suposto golpe político em Rio Largo
![[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima](https://img.7segundos.com.br/0fHJWkNpquFgHNSvR_YnZ6WiQoc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-28-at-123310.jpeg)
[Vídeo] Garis são demitidos após suposta briga em canteiro da Avenida Fernandes Lima
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
