Defesa Civil mantém equipes de prontidão após alerta de mais chuvas para Maceió
Técnicos ficam de plantão 24 horas para quaisquer ocorrências e adoção de medidas preventivas
A Defesa Civil de Maceió mantém as equipes de prontidão para atender as demandas da população referente às chuvas que devem voltar a atingir a cidade a partir da noite desta quarta-feira (24) e que podem se estender até a próxima sexta-feira (26).
Os técnicos ficam de plantão, 24 horas por dia, para medidas de urgência e emergência, e para reforçar ações preventivas em alguns pontos considerados críticos na capital.
Pelo aparelho celular, o público cadastrado na ferramenta de alertas da Defesa Civil Municipal recebeu um aviso, via SMS, com previsão de chuvas e risco elevado de deslizamento de terra em áreas de encosta.
Para evitar acidentes, a orientação do órgão é para que a família que vive numa região perigosa busque um local seguro e entre em contato com a Defesa Civil imediatamente se algo acontecer pelos telefones 199 ou 156. Para receber a mensagem de alerta por mensagem de texto no celular, pode se cadastrar enviando o CEP via SMS para o número 40199.
O aviso meteorológico emitido pela Sala de Alerta prevê chuvas para Maceió de intensidade fraca a moderada nos próximos dias. Ao longo da quadra chuvosa, os técnicos do órgão estão nas ruas com uma programação voltada à prevenção de desastres.
No último fim de semana, quando choveu na capital praticamente todo o volume esperado para o mês de maio, a Defesa Civil atuou com equipes multissetoriais da Prefeitura de Maceió para vários serviços. De infraestrutura, foi providenciado desassoreamento de canais em pontos críticos, limpeza de ruas e supressão de árvores em encostas e grandes avenidas.
O município ainda disponibilizou, de forma prévia, cestas de alimentos à Defesa Civil como apoio às famílias que precisam sair de suas residências para casas de parentes ou vizinhança e permitiu agilidade à inserção dos desalojados/desabrigados a programas sociais.
Também estão sendo disponibilizados dois abrigos municipais, localizados nos bairros de Jaraguá e do Poço, para as famílias que não tenham como ir para casa de parentes ou de amigos e que tenham sido conduzidas pela equipe da Diretoria Social da Defesa Civil.