Defesa Civil do Estado fala sobre chuvas em Alagoas
O chefe do setor de desastres naturais falou como se prevenir em caso de necessidade
Na transmissão do Antena Manhã, desta quinta-feira (25), o chefe do setor de desastres naturais, capitão Douglas Gomes, da Defesa Civil do Estado de Alagoas, fez um balanço geral em relação as chuvas que têm assolado o estado nos últimos dias.
Durante a entrevista, o capitão relatou que na última quarta-feira (24), a Defesa Civil recebeu uma ligação do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) de Brasília informando que tem previsão de muita chuva a partir de hoje, quinta-feira (25).
Ele continua respondendo que a equipe de monitoramento tinha previsto a passagem de nuvens carregadas e passou a madrugada acompanhando seu desenvolvimento, mencionando que felizmente a chuva foi descarregada no oceano.
De acordo com o chefe do setor, o estado ainda está recebendo os efeitos do fenômeno La Niña, que rende muita precipitação para os solos brasileiros, sobretudo na região norte e nordeste do país.
Quando questionado sobre quem deve ficar em alerta, o capitão expôs que a preocupação deve atingi toda população, e não só aquelas que vivem em locais considerados de risco, uma vez que o deslocamento diário em meio às precipitações também é ariscado.
Segundo Douglas, é esperado para maio o volume de 260 mm de chuva na região litorânea de Alagoas e de 294 mm para Maceió. Porém, na semana passada, em quatro dias, choveu o total de 220 mm, ou seja foi praticamente todo o esperado para mês.
A Defesas Civil do municípios de Maceió tem feito trabalhos preventivos dia e noite para promover segurança, retirando as pessoas das localidades de risco e colocado lonas nas encostas para evitar o processo erosivo.
Por esses motivos, os cidadão precisam prestar atenção ao se locomover. Em situação de necessidade o contato da Defesa Civil de Maceió é 199 e em caso de resgate basta ligar para o Corpo de Bombeiros 193.
Segue a entrevista completa com mais informações e explicações do Capitão Douglas Gomes para a Rede Antena 7: