Política

Reunião com Lula foi “fundamental” para reafirmar compromisso com indígenas, diz Guajajara

Encontro ocorreu em meio à ofensiva do Centrão sobre a pauta ambiental do governo; Marina Silva também participou

Por 7Segundos com CNN Brasil 26/05/2023 19h07
Reunião com Lula foi “fundamental” para reafirmar compromisso com indígenas, diz Guajajara
A ministra Sonia Guajajara durante sessão na Comissão dos Direitos Humanos da Câmara - Foto: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo - 10.mai.2023

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, afirmou que a reunião realizada na tarde desta sexta-feira (26) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi “fundamental para reafirmar o compromisso” do governo com os povos indígenas.

O encontro ocorreu em meio à ofensiva do Centrão sobre a pauta ambiental do governo. A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, também participou da reunião com o presidente.

“A reunião de hoje com o presidente Lula e colegas ministros foi fundamental para reafirmar nosso compromisso de amparo aos povos indígenas. Garantiremos uma pauta ambiental sólida. Seguiremos fazendo todos os diálogos possíveis para a manutenção dos direitos indígenas”, escreveu a ministra. A postagem foi compartilhada por Lula.

Com aval do Palácio do Planalto, o relatório da Medida Provisória (MP) da reestruturação do governo, elaborado pelo deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), desidrata os ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, na contramão dos compromissos assumidos por Lula na campanha eleitoral.

Com a reação negativa, o presidente convocou reunião com as ministras para garantir a elas que o governo vai negociar com o Congresso a manutenção da atual estrutura da Esplanada.