Saúde

Governo do Estado publica resultado dos exames de Influenza Aviária

As análises foram realizadas nas aves mortas encontradas no litoral alagoano

Por 7Segundos 30/05/2023 11h11 - Atualizado em 30/05/2023 14h02
Governo do Estado publica resultado dos exames de Influenza Aviária
Influenza Aviária - Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Na manhã desta quarta-feira (30), o portal oficial do Governo do Estado publicou o resultado do exames Influenza Aviária.

Os órgãos envolvidos o informaram que, até o momento, as análises realizadas nas aves mortas, encontradas no litoral alagoano, foram negativas para a doença.

Esta investigação foi feita em função da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no Brasil.

Participaram das pesquisas os seguintes instituições: Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Polícia Militar do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria de Estado e Comunicação.

Devido ao decreto de estado de emergência zoossanitária, emitida no dia 22 de maio, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, as entidades estão acompanhando a situação, praticando as devidas ações de vigilância e rastreio.

Algumas dicas foram emitidas a fim de preservar a integridade e reforçar a segurança da população:

- Não tocar, recolher, resgatar ou receber aves mortas ou doentes em área litorânea;

- Caso encontre alguma ave doente ou morta, ligar para o Batalhão de Polícia Ambiental pelos telefones 190, (82) 3315.4225 e (82) 98833.5879 para o devido recolhimento do animal;

- Em caso de dúvida sobre como proceder ao encontrar alguma ave morta e ou doente, consultar sites e ou redes sociais dos órgãos oficiais.