Região Metropolitana de Maceió

Deputada Gabi Gonçalves volta a cobrar a reabertura da maternidade

Depois de apresentar indicações parlamentares, a deputada volta a cobrar a garantia de saúde e segurança das mulheres alagoanas

Por 7Segundos com Assessoria 31/05/2023 14h02 - Atualizado em 31/05/2023 14h02
Deputada Gabi Gonçalves volta a cobrar a reabertura da maternidade
Deputada Gabi Gonçalves volta a cobrar a reabertura da maternidade - Foto: Assessoria

Durante evento de inauguração da Creche Cria em Rio Largo, no último domingo (28), com a presença do Governador Paulo Dantas, a Deputada Estadual Gabi Gonçalves voltou a cobrar uma demanda recorrente para as gestantes riolarguenses: a reabertura da maternidade do Hospital Ib Gatto Falcão, desativada desde 2020.

Depois de apresentar a indicação parlamentar Nº50/2023, a Deputada Estadual pediu mais uma vez pela garantia de saúde e assistência humanizada para as mulheres da região metropolitana: "Venho mais uma vez fazer esse apelo, Governador! Em nomes das mulheres que se encontram neste evento, porque as crianças que vão estudar nesta creche não puderam nascer em Rio Largo. Por isso, peço sensibilidade e humanidade e a reabertura da maternidade do Hospital Ib Gatto Falcão” solicitou.

O município de Rio Largo possui um quantitativo médio de aproximadamente 1.340 nascidos vivos anualmente, cerca de 112 partos mensais de moradores riolarguenses, em diversos locais de ocorrência. No ano de 2019, dos 1.409 nascimentos, 1.004 ocorreram no próprio município, segundo dados disponíveis no Tabnet/DataSUS de 2016 a 2020 (tabulados em 27/02/2023, sujeitos à alteração). A população riolarguense também tem crescido bastante e estima-se que o número de gestantes cresça e ultrapasse os dados dos anos anteriores.

“É inaceitável a peregrinação das gestantes riolarguenses para outros hospitais da região metropolitana no momento que deveria ser o mais lindo de suas vidas. Por isso, é essencial a reabertura da maternidade, para que tenham o direito de terem seus filhos nascidos em sua terra natal”, disse Gabi Gonçalves, reforçando a solicitação ao Governo do Estado, feita na Casa Tavares Bastos. Também na ocasião, leva em consideração a urgência em sanar as demandas em uma área primordial, devolvendo a dignidade e garantindo a saúde das cidadãs riolarguenses.