Saúde

Santa Casa de Maceió recebe segunda Recertificação Internacional Qmentum

Instituição alagoana se mantém no seleto grupo de hospitais com selo de Excelência

Por Assessoria 09/06/2023 14h02
Santa Casa de Maceió recebe segunda Recertificação Internacional Qmentum
Entrega da placa da segunda Recertificação da Acreditação Qmentum ao provedor Humberto Gomes de Melo - Foto: Assessoria

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió recebeu, nesta quarta-feira (07), a placa da segunda Recertificação da Acreditação Qmentum concedida pela QGA (Quality Global Alliance). A solenidade foi realizada no Centro de Estudos, Auditório Sizenando Nabuco, na sede do hospital, no Centro da capital alagoana. Na ocasião, o provedor Humberto Gomes de Melo recebeu a certificação das mãos do Rubens Covello, CEO da QGA.

Com a segunda Recertificação da Acreditação Qmentum, a Santa Casa de Maceió se mantém no seleto grupo de hospitais no Brasil com a Certificação de Excelência Diamond. “Para nós, a conquista demonstra o reconhecimento do compromisso com o qual trabalhamos para a melhoria contínua dos nossos processos e com a segurança do paciente”, disse o provedor da instituição, Humberto Gomes de Melo.

A avaliação de recertificação foi realizada entre os dias 25 e 27 de abril, na sede do hospital, no Centro da capital alagoana. “A Acreditação não é importante para a Santa Casa de Maceió. Ela é importante para a sociedade alagoana. O hospital sabe o que deve fazer, como deve conduzir os atendimentos. E, ao longo dos anos, ele mantém uma melhora contínua e comprometida, pois entende que certificação de qualidade de saúde não é meta, é ferramenta”, disse Rubens Covello, CEO da QGA – Quality Global Alliance.

AVALIAÇÃO – Em abril, quatro avaliadores executaram a revisão de arquivos e documentos, fizeram entrevistas, além de observar e analisar os registros realizados pelas equipes assistenciais e administrativas. Eles também conferiram os métodos que permitem rastrear e avaliar as áreas, e de validação da conformidade com os padrões aplicáveis aos serviços.

Ao todo, 24 processos foram avaliados durante os três dias de visita. Entre eles: Governança; Gestão integrada da Qualidade; Planejamento e design de serviços; Gestão de recursos; Comunicação; Capital humano; Preparação para emergências; Fluxo do Paciente; Tomada de decisão baseada em princípios éticos; Prevenção e controle de infecções; Gestão de medicamentos; Estrutura física; Dispositivos e equipamentos médicos; Cuidado centrado na pessoa; Laboratório de análises clínicas; e Diagnóstico por imagem.

Também foram observados os serviços de transfusão; reprocessamento; emergência; internação; cuidados intensivos; perioperatórios e procedimentos invasivos; oncológicos; e os serviços ambulatoriais.

“Muitas situações apontadas em visitas anteriores como fragilidades, avançaram e se tornaram, inclusive, destaques citados na reunião de fechamento da avaliação de recertificação. A transformação digital, os investimentos em novas tecnologias, o comprometimento com o processo de melhoria contínua, os programas de Residência Médica, e a responsabilidade Social e Ambiental estiveram em pauta”, destacou Larissa Andrade, coordenadora do Escritório de Excelência.

No dia 9 de maio, a Santa Casa de Maceió recebeu a carta de Dr. Rubens Covello, CEO da Quality Global Alliance (QGA), empresa responsável pela certificação Qmentum no Brasil, oficializando a Recertificação do hospital pela segunda vez.

Com a definição do desenho das linhas de cuidado, com destaque para a Linha Oncológica de mama neoadjuvante, houve a estruturação necessária para receber o paciente de forma integral, garantindo, ainda, seu rastreio mesmo após a alta de seu tratamento/seguimento, verificando a eficácia das intervenções da equipe médica da Santa Casa de Maceió. Além dos cuidados com os pacientes, o hospital fez a manutenção da Governança Clínica e reforçou seu compromisso com a Ética e Compliance.