Cultura

Entenda o motivo do Brasil comemorar o dia dos Namorados em junho

O restante do mundo costuma comemorar esse dia em fevereiro

Por 7Segundos 12/06/2023 10h10
Entenda o motivo do Brasil comemorar o dia dos Namorados em junho
Dia dos Namorados - Foto: Pexels / Karolina Grabowska

Em algumas partes do mundo, como a Europa e os EUA, a data comemorativa dos namorados é dia 14 de Fevereiro. Em celebração ao dia de São Valentim, um o reconhecido santo que representa a resistência e o poder do amor. Tudo isso devido a sua trágica história, que traduz a força e sobrevivência diante das adversidades que impediam a plena expressão do seus sentimento amorosos.

A origem do Valentine’s Day (Dia de São Valentim), se deu por volta do século III, quando um imperador proibiu a realização da cerimônia do casamento, acreditando que os soldados casados não eram tão produtivos quanto os solteiros. Todavia, o bispo Valentim continuou a celebrar o matrimônio, por acreditar que o impedimento do monarca contrariava a vontade de Deus. Portanto, quando chegou ao conhecimento de Cláudio II que o sacerdote permanecia refutando sua ordem, o imperador mandou prendê-lo e executá-lo.

Contudo, antes de sua morte, Valentim se apaixonou pela filha de um dos carcereiros. Dessa forma, expressou seu amor pela moça por meio de cartas nomeadas “do seu Valentim”. Além disso, outros jovens apaixonados também expressaram seu apoio ao bispo enviando-lhes cartas contando suas histórias de amor.

Dessa maneira, após sua santificação pelo papa Gelásio, no século V, São Valentim se transformou em um símbolo para aqueles que amavam. Por isso, tornou-se uma tradição exaltar atos românticos neste dia, e não apenas entre namorados, mas entre todos aqueles que se amam ou por quem se tem afeição. O mais comum é a entrega de cartas e flores, mas a criatividade não tem limites.

PARTICULARIDADES BRASILEIRAS

Diferente dos demais, no Brasil comemora-se o Dia dos Namorados em junho, em virtude da intitulação da data feita pelo publicitário João Dória. Objetivado a obter melhores resultados de compra para junho, o idealizador estabeleceu o dia 12 deste mês como Dia dos Namorados, com o propósito de aumentar as vendas, para o mês que anteriormente era considerado um período de baixas comerciais.

Ademais, a data intencionalmente coincide com o dia de Santo Antônio, que além de ser o considerado o santo das causas impossíveis, é o santo casamenteiro, visto que ele sempre exaltava o substancial valor do amor e do casamento. Logo, desde o seu firmamento no ano de 1949, o período rapidamente ficou famoso e popular entre os brasileiros que têm o costume de presentear a pessoa amada.

Sendo assim, Dória conseguiu alcançar a finalidade do projeto tornando junho uma das épocas de maior sucesso comercial. Apesar desta instauração brasileira ter sido focada no mercado, o dia passou a ser muito significativo para todos os românticos, influenciando também os atos apaixonados dos menos poéticos.