Lira escolhe deputado do PSDB para relatar projeto de lei do Carf
Medida foi apresentada pelo governo federal em um acordo junto à Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), definiu que o parlamentar Beto Pereira (PSDB-MS) seja o relator do projeto de lei que institui o “voto de qualidade” no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf).
O projeto foi apresentado pelo governo federal em um acordo junto à Câmara. O Planalto já havia instituído a regra por meio de medida provisória, mas deixou o texto perder validade para que o dispositivo fosse regulamentado por um projeto de lei.
O texto tramita com urgência constitucional (um regime que acelera a tramitação no Congresso Nacional a pedido do Poder Executivo). Se não for votado até o dia 20 de junho, o projeto passará a travar a pauta da Câmara.
O “voto de qualidade” é um voto de desempate que prioriza a União em empates nos julgamentos do Carf. O conselho é formado por integrantes do Estado e da sociedade.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)derrubou a regra e instituiu, por medida provisória, que todos os empates seriam decididos a favor do contribuinte (ou seja, contra o governo).
A MP do Carf foi encaminhada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como uma forma de aumentar a arrecadação do governo federal. Diante da dificuldade de aprovação, o governo decidiu deixar a medida provisória de lado e enviar um projeto de lei sobre o assunto.
Nos cálculos da atual equipe econômica, o “voto de qualidade” tem o potencial de arrecadar até R$ 50 bilhões para os cofres públicos. Em tempos de discussão do novo marco fiscal, que estabelece metas fiscais ousadas para o governo, deixar de receber esses recursos seria uma derrota para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Últimas notícias

Festival de Natação aberto ao público premia atletas mirins no Colégio Santa Esmeralda

Homem é esfaqueado e colocado em ponto de ônibus para esperar socorro na Mangabeiras

Homem em situação de rua tenta atirar paralelepípedo em corredora na orla de Maceió

Barack Obama comenta pela 1ª vez rumores sobre divórcio

Influencer é preso por invadir ilha do povo 'mais isolado do mundo'

Atenção aos sinais: médico alerta para dores que não devem ser ignoradas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
