Lira escolhe deputado do PSDB para relatar projeto de lei do Carf
Medida foi apresentada pelo governo federal em um acordo junto à Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), definiu que o parlamentar Beto Pereira (PSDB-MS) seja o relator do projeto de lei que institui o “voto de qualidade” no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf).
O projeto foi apresentado pelo governo federal em um acordo junto à Câmara. O Planalto já havia instituído a regra por meio de medida provisória, mas deixou o texto perder validade para que o dispositivo fosse regulamentado por um projeto de lei.
O texto tramita com urgência constitucional (um regime que acelera a tramitação no Congresso Nacional a pedido do Poder Executivo). Se não for votado até o dia 20 de junho, o projeto passará a travar a pauta da Câmara.
O “voto de qualidade” é um voto de desempate que prioriza a União em empates nos julgamentos do Carf. O conselho é formado por integrantes do Estado e da sociedade.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)derrubou a regra e instituiu, por medida provisória, que todos os empates seriam decididos a favor do contribuinte (ou seja, contra o governo).
A MP do Carf foi encaminhada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como uma forma de aumentar a arrecadação do governo federal. Diante da dificuldade de aprovação, o governo decidiu deixar a medida provisória de lado e enviar um projeto de lei sobre o assunto.
Nos cálculos da atual equipe econômica, o “voto de qualidade” tem o potencial de arrecadar até R$ 50 bilhões para os cofres públicos. Em tempos de discussão do novo marco fiscal, que estabelece metas fiscais ousadas para o governo, deixar de receber esses recursos seria uma derrota para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Últimas notícias
Moraes rejeita pedido de adiamento e mantém julgamento de Eduardo Bolsonaro nesta terça
Sem citar nomes, Davi Filho acusa político de receber dinheiro para desistir da campanha
Complexo de Delegacias fica às escuras após furto de fiação elétrica, na Mangabeiras
Instabilidade avança do oceano e traz chuva para Alagoas
Alagoas está entre os 10 destinos mais comercializados por operadoras de turismo em 2025
Brasil terá Rede de Proteção aos Direitos da Pessoa Idosa
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
