Rodrigo Cunha pede a Alckmin que programa Desenrola oferte desconto real para dívidas com Equatorial e BRK
“Cerca de 44% dos alagoanos e alagoanas têm débitos com a Equatorial e com a BRK, referentes às contas de energia elétrica e de água“ afirmou Cunha
Em reunião realizada nesta terça-feira (13) em Brasília, com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o senador Rodrigo Cunha (União) apresentou diversas solicitações ao ministro. Entre elas, a de buscar meios para que o pagamento de dívidas derivadas das contas de energia elétrica e água sejam facilitadas pelo Programa Desenrola, do governo federal.
“Cerca de 44% dos alagoanos e alagoanas têm débitos com a Equatorial e com a BRK, referentes às contas de energia elétrica e de água. Muitos estão desempregados, não podem pagar estas contas e têm até mesmo seu fornecimento cortado. E quando vão renegociar com estas empresas, eles têm somente a possibilidade de parcelamento ou diminuição das multas. O que propus ao ministro é ampliarmos o Desenrola, oferecendo descontos reais para estas dívidas”, afirmou Cunha.
“Há casos de renegociação de dívidas antigas junto ao Serasa em que os descontos chegam a 90%. Equatorial, BRK e as demais concessionárias precisam dar descontos para esta negociação. Somente parcelar e somente tirar multas é muito, muito pouco. São milhares de famílias sem acesso a estes serviços básicos e o Desenrola poderia agregar esta proposta que fiz ao ministro: desconto real, que poderia chegar até 50%, para quem renegociar sua dívida com as concessionárias de água, energia e, também, de telefonia”, disse o senador.
A Medida Provisória (MP) 1.176/2023 instituiu o Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes. O “Desenrola Brasil” beneficia duas faixas de endividados. A primeira contempla famílias com renda de até dois salários mínimos, inscritas no Cadastro Único de programas sociais do governo federal (CadÚnico) e com dívidas de até R$ 5 mil. A segunda é destinada a pessoas com dívidas bancárias. A expectativa do governo é que o programa comece em julho e beneficie cerca de 70 milhões de brasileiros.
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
