Direitos Humanos

São João de Maceió conta com intérpretes de libras em todos os polos

Inclusão e acessibilidade já viraram marca do maior São João do litoral do Brasil

Por Assessoria 17/06/2023 15h03
São João de Maceió conta com intérpretes de libras em todos os polos
Intérprete de Libras, Roberta Rafaele torna o São João de Maceió mais inclusivo - Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

O maior São João do litoral do Brasil está levando animação e muita cultura para todos os cantos de Maceió. Para todos os cantos e para todas as pessoas. E como forma de promover ainda mais acessibilidade e inclusão, a Prefeitura de Maceió conta com a presença de intérpretes de libras em todos os polos do Massayó. Sol... Mar & Forró 2023. Uma equipe se reveza em cima do palco, sinalizando na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), toda a emoção e alegria para as pessoas surdas se divertirem no evento, que promove também a inclusão sociocultural.

A Libras é a segunda língua oficial do Brasil. Roberta Rafaele é uma das intérpretes que realiza a ação no São João de Maceió. Ela explica a importância e a gratidão de contribuir com a promoção de um evento inclusivo. “Enquanto irmã de uma pessoa surda e intérprete que trabalha na área, o que impacta pra mim é justamente a frase que o prefeito JHC sempre fala: ‘Essa é a Maceió de todos nós’. Então, quando ele coloca acessibilidade no São João significa que ele está contemplando a todos nós, sem distinção e sem exclusão”, ressaltou.

Ela reforça, ainda, os benefícios que a ação promove. “O surdo pode ocupar todos os espaços, seja ele público ou privado. E hoje essa acessibilidade está trazendo a oportunidade de eles conhecerem as músicas, os cantores, e de entender quais são os ritmos que estão sendo tocados. É a primeira vez que está acontecendo um São João 100% acessível, porque todos os polos estão com diversas formas de acessibilidade e eu sou muito grata de estar participando dessa equipe. O prefeito JHC se preocupa muito com todo mundo e isso é um diferencial”, destaca Roberta.

Para o prefeito de Maceió, JHC, tornar efetivas as ações inclusivas nos eventos culturais promovidos pela Prefeitura de Maceió são fundamentais. “A inclusão tem que estar presente na vida dos maceioenses e a gente não poderia fazer uma grande festa como é o nosso São João sem pensar em todos. Por isso, em todos os polos de festejos juninos teremos intérpretes de libras. Esse é um exemplo de inclusão, de cidadania. Fico feliz, pois todo mundo tem direito ao lazer”, completou o gestor.

A presença dos intérpretes de libras não é a única ação de acessibilidade no São João de Maceió. Todos os polos contam também com uma equipe de apoio especializada, composta por profissionais para auxiliar pessoas com deficiência, além de front stage, que dá acesso aos cadeirantes a assistirem aos shows próximo ao palco.

No polo do Jaraguá, a Prefeitura de Maceió disponibilizará um camarote inclusivo, especialmente projetado para atender às necessidades das pessoas com deficiência. O espaço contará com infraestrutura adequada, como rampas de acesso e banheiros acessíveis, garantindo a inclusão de todos.

Para reduzir o impacto do ruído excessivo, que pode ser desconfortável ou prejudicial para algumas pessoas, estão sendo distribuídos fones redutores de ruído. A ação visa proporcionar maior conforto auditivo e garantir que todos possam aproveitar as apresentações musicais e as tradicionais queimas de fogos de artifício sem se sentirem incomodados.

“Ações como essas são fundamentais para a promoção da igualdade de direitos e oportunidades, proporcionando uma experiência verdadeiramente inclusiva durante as festividades de São João", afirma a secretária da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, Ana Paula Mendes.