Direitos Humanos

Igreja em Matriz de Camaragibe dispõe de intérpretes de Libras

Inclusão se tornou uma das marcas da Assembleia de Deus na cidade

Por Maurício Silva 23/02/2023 07h07 - Atualizado em 23/02/2023 16h04
Igreja em Matriz de Camaragibe dispõe de intérpretes de Libras
Cosmo Filho e Josy Nascimento são os intérpretes de Libras - Foto: Maurício Silva

A inclusão para surdos tem se tornado uma marca da Assembleia de Deus em Matriz de Camaragibe. A Igreja Evangélica dispõe de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante os cultos. Durante a realização do 13º aniversário do Congresso de Senhoras, realizado de 19 a 22 de fevereiro, a interpretação chamou a atenção na cidade do Norte de Alagoas.

O público que se comunica por meio de Libras aprovou a iniciativa e a inclusão foi muito comemorado pelos familiares e beneficiados. Os intérpretes Cosmo Filho e Josy Nascimento fazem a sinalização em tempo real de todo o culto para garantir a inclusão de surdos. A Assembleia de Deus em Matriz de Camaragibe é uma das poucas em Alagoas que dispõe desse serviço voluntário.

Interpretação em Libras é uma forma de inclusão social. Foto: Maurício Silva


A interprete Josy Nascimento sente-se feliz em fazer a comunicação em Libras. “Me sinto útil até porque hoje nós percebemos que há uma dificuldade muito grande de comunicação entre as pessoas da comunidade surda e os ouvintes, e principalmente no meio atual que estamos vivendo, e essas pessoas precisam ser inseridas cada vez mais nos diversos setores da sociedade e essa inserção das pessoas surdas só acontecem através da Libras. Eu posso ser um canal para essas pessoas possam conhecer mais de Deus, conhecer mais da palavra de Deus, conhecer Jesus através do trabalho voluntário que eu faço nos cultos da igreja”, ressaltou.

Josy Nascimento faz a interpretação em tempo real. Foto: Maurício Silva


Cosmo Filho contou o que lhe motivou a fazer a comunicação em Libras. “O que mais me motiva a fazer esse trabalho de interpretação em Libras é que Jesus que tem me motivado. Eu estava em Maceió num congresso de missões e Deus falava comigo. Deus usou um irmão para falar comigo dizendo que eu poderia chegar em algum lugar ao encontro de pessoas surdas querendo ouvir Jesus e eu não sabia explicar por conta que eu não tinha me preparado antes. Ao passar do tempo Deus começou a cobrar de mim. Fiz o curso e para fazer a praticar tive que exercer... Fiel é Deus e ele tem me chamado para essa obra e para a honra e a glória de Jesus eu consegui e hoje eu faço com muito amor”, frisou.

O pastor Cícero Otávio Marinho disse que esse trabalho é importante. “Hoje é um meio de fazer a inclusão social. As igrejas têm despertado nessa área. É uma forma de alcançar aqueles que não tem a capacidade de falar e ouvir e dessa forma é expressa a palavra de Deus e não só somente local, mas isso também vai para as redes sociais e muitos tem oportunidade, através da irmã Josy Nascimento e irmão Cosmo Filho, através dos dois e das redes sociais, poder ouvir a palavra de Deus”, destacou.

Interpretação em Libra foi feita em tempo real durante o congresso. Foto: Maurício Silva