Geral

Náufragos desaparecidos deixaram barco antes de naufrágio e podem estar vivos, diz Marinha

Equipes já resgaram cinco pessoas, mas três ainda estão não foram encontrados e podem ter deixado embarcação utilizando um bote de salvamento; Ciclone extratropical que atingiu SC influiu no acidente

Por 7Segundos com CNN Brasil 18/06/2023 13h01
Náufragos desaparecidos deixaram barco antes de naufrágio e podem estar vivos, diz Marinha
Marinha busca pelos tripulantes após o naufrágio da embarcação - Foto: Marinha do Brasil/Flickr

As três pessoas que ainda não foram encontradas, após o desaparecimento do barco pesqueiro “Safadi Seif”, conseguiram deixar a embarcação antes do naufrágio e ainda podem estar vivas. A declaração foi feita manhã deste domingo (18) pela Marinha do Brasil, em coletiva de imprensa. As equipes, que resgataram cinco dos ocupantes da embarcação, seguem nas buscas.

A Força também informou que o ciclone extratropical que atingiu o sul do Brasil a partir da quinta-feira (15) influíram para o naufrágio. Um inquérito foi aberto para investigar outras possíveis causas além do mau tempo.

“As informações (passadas pelos resgatados) é que eles pegaram ondas bastante altas, ventos muito fortes e condições marginais de operação no mar”, comentou o comandante do 5⁰ Distrito Naval, Silvio Luis Dos Santos.

O comandante informou que serão apuradas informações com o proprietário da embarcação, bem como detalhes da operação de salvamento, que auxiliarão nas investigações. Segundo ele, o relatório completo será concluído em até 90 dias.

De acordo com a Marinha, a embarcação possuía uma balsa, encontrada com os cinco sobreviventes, e um bote, que pode ter sido usado para salvar os três tripulantes que ainda não foram encontrados.


O barco pesqueiro naufragou na altura da ponta de Garopaba, em Santa Catarina, na noite de sexta-feira (16). A embarcação havia partido para o alto mar, visando as ações de pesca em uma área a mais ou menos 160 quilômetros da costa.

A Marinha informou que foi notificada do desaparecimento do barco na noite de sexta-feira e iniciou as buscas por volta da meia-noite. A Força Aérea Brasileira, que também participou das buscas, foi acionada na manhã de sábado, deixando a Base Aérea de Canoas (RS) por volta de 11h20 e chegando à região onde estava a embarcação às 12h40.

Durante as buscas, que contaram com a participação de barcos ocupados por voluntários, as equipes identificaram uma boia de pesca, que poderia pertencer ao Safadi Seif. Um desses voluntários encontrou os cinco tripulantes nas proximidades.

(Publicado por Fábio Mendes)