PL que reconhece a Festa de N. Sra da Imaculada Conceição em Patrimônio Histórico Cultural é aprovado
O evento reúne milhares de fiéis e visitantes para prestigiar as manifestações religiosas e culturais que compõem a festividade do município de Rio Largo
O projeto de lei Nº 309/2023, de autoria da Deputada Estadual Gabi Gonçalves, que reconhece a Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, realizada anualmente em Rio Largo, como Patrimônio Histórico Cultural e Bem Imaterial do Estado de Alagoas, foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa.
A iniciativa de reconhecer a Festa da Nossa Senhora da Imaculada Conceição como patrimônio histórico-cultural teve como objetivo preservar e valorizar essa importante manifestação religiosa e cultural, que faz parte da identidade do município de Rio Largo e de todo o estado de Alagoas.
A Deputada Gabi Gonçalves destacou a importância do reconhecimento oficial da festa como patrimônio cultural. “Essa celebração é um reflexo da fé, da cultura e da devoção do povo de Rio Largo e de todo o estado. É uma herança que merece ser preservada e valorizada, para que as futuras gerações também possam vivenciar essa manifestação única", declarou a parlamentar.
A Festa da Nossa Senhora da Imaculada Conceição é uma tradição centenária, que remonta ao século XIX, e envolve a participação ativa da comunidade local. A celebração ocorre anualmente no dia 8 de dezembro, em honra à padroeira do município, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. O evento reúne milhares de fiéis e visitantes para prestigiar as manifestações religiosas e culturais que compõem a festividade. A programação inclui procissões, missas, novenas e gastronomia típica.
Com a aprovação do projeto de lei, a Festa da Nossa Senhora da Imaculada Conceição ganha um respaldo legal que contribuirá para sua proteção e promoção. O reconhecimento como patrimônio histórico-cultural e bem imaterial fortalece a importância desse evento para o turismo religioso e cultural em Alagoas, estimulando a visitação de pessoas interessadas em conhecer e vivenciar essa rica tradição.
A partir de agora, o poder público estadual, em parceria com as entidades e a comunidade envolvida na festa, poderá desenvolver ações de preservação, fomento e difusão da Festa da Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Além disso, poderão ser implementadas políticas de incentivo ao turismo religioso e à salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.
Últimas notícias
Parada Natalina promete trazer brilho do Natal para Porto Calvo neste sábado
Colisão entre dois caminhões de carga deixa uma pessoa morta na BR-101
Prefeitura de Junqueiro entrega cestas básicas a famílias atendidas pela Casa da Sopa
Ed Gama e os Disgramados se apresentam no Cultura na Praça em edição especial, nesta segunda (22)
Rua Barão de Jaraguá recebe serviços da Operação Tampa Bueiro neste sábado
Após apagão em escola, prefeitura de Arapiraca nega prejuízo a candidatos em concurso
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
