Economia

São João Massayó garante sucesso de público, geração de renda e valorização da cultura

Evento impactou positivamente na economia local, promoveu sustentabilidade, inclusão e despertou a solidariedade do maceioense

Por 7Segundos com Secom Maceió 03/07/2023 18h06
São João Massayó garante sucesso de público, geração de renda e valorização da cultura
Imagem área do polo Carlos Moura, Jaraguá - Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

Sucesso incontestável de público, a edição de 2023 do Massayó. Sol... Mar & Forró alcançou números impressionantes, consolidando os festejos juninos da capital em uma excelente oportunidade de negócios, do pequeno ao grande empresário, prestigiando os artistas locais e nacionais, promovendo sustentabilidade e inclusão sociocultural, além de despertar a solidariedade e garantir a diversão com tranquilidade no maior São João do Litoral do Brasil.

Em um mês, o São João Massayó impactou não somente uma multidão, ansiosa para se divertir com uma mistura de ritmos que virou marca do evento, mas contribuiu para gerar e reforçar a renda de centenas de pessoas como os ambulantes e os trabalhadores de cooperativas de reciclagem, por exemplo. A estimativa é de que a festa tenha movimentado R$ 200 milhões na economia local, o dobro da expectativa do ano passado.

Geração de Renda


Cerca de 450 ambulantes venderam os seus produtos durante as festas juninas da capital e, juntos, tiveram um incremento de 325% no faturamento médio diário, somente em sete dias do polo Carlos Moura, no Jaraguá, segundo estudo da agência de levantamento de dados Mercatus, divulgado pela Prefeitura de Maceió.

No histórico bairro de Maceió, o São João recebeu um público médio de 100 mil pessoas por dia. Nos polos descentralizados (Jacarecica, Jacintinho, Graciliano Ramos, Fernão Velho e Benedito Bentes), a festa também empolgou. Nos palcos armados pela Prefeitura de Maceió passaram 208 artistas, sendo 70% das atrações locais, assegurando a vitalidade da economia criativa de Maceió, marca da gestão do prefeito JHC.

E não foram somente cantores e bandas, quadrilhas juninas e grupos de coco de roda que encantaram ao público na arena montada no Centro Pesqueiro, com espetáculos de cores, luzes e brilhos. A vila de São João, no Jaraguá, também foi uma atração à parte e divertiu famílias inteiras, que ainda aproveitaram para comprar o artesanato produzido pelos grupos da economia solidária.

Inclusão


Outra marca importante do evento foi a inclusão de pessoas com deficiência em todos os polos da festa. O Camarote PCD recebeu mais de 700 pessoas com deficiência, dando mais conforto, acessibilidade e segurança.

A Prefeitura de Maceió inovou e distribuiu, gratuitamente, fones redutores de ruídos para o bem-estar de pessoas com sensibilidade a barulhos, a exemplo dos que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Saúde, combate ao assédio e coleta seletiva


As equipes de saúde ficaram em alerta em todos os dias dos festejos juninos. Foram mais de mil assistências nos polos, com auxílio na transferência de 34 pacientes para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Em meio ao trabalho, a Secretaria de Saúde de Maceió promoveu ações educativas, com a distribuição de 100 mil camisinhas e 15 mil brindes.

A campanha Maceió sem Assédio assegurou diversão com respeito e segurança às mulheres, bem como as orientações no polo Carlos Moura sobre o combate à LGBTfobia e ainda a central criada para os achados e perdidos.

Outra iniciativa que deu certo na festa foi a campanha Coleta Seletiva é Massa. Mais de 15 toneladas de recicláveis foram retirados dos ambientes de festas, proporcionando mais limpeza e organização para quem frequentava os shows do Jaraguá e do Benedito Bentes.

O trabalho gerou renda extra para mais de 170 famílias de cooperados em Maceió. A ideia conta com mais de 100 cooperados da Cooplum, Coopvila, Coopmundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes.

Solidariedade


Já o São João Solidário despertou a empatia dos maceioenses. Foram arrecadadas, do dia 23 a 29 de junho, no polo Carlos Moura, 12 toneladas de alimentos não perecíveis que estão sendo destinados a projetos sociais na capital alagoana. As doações foram feitas pelo público que ficou no camarote e na pista da arena Jaraguá.

Entidades sem fins lucrativos que prestam serviços de filantropia na cidade vão receber os produtos perecíveis arrecadados e contribuir com a alimentação de centenas de abrigados.