Saúde

SMS apresenta resolução sobre práticas psicológicas na rede municipal

Encontro foi destinado aos profissionais de psicologia que na Atenção Primária, Secundária e Terciária de saúde

Por 7Segundos com Secom Maceió 06/07/2023 14h02
SMS apresenta resolução sobre práticas psicológicas na rede municipal
Resolução aborda normas mínimas de atuação dos psicólogos do Município - Foto: Ascom SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió reuniu, na manhã desta quinta-feira (6), psicólogos da Rede Municipal para apresentar a Resolução Nº 17, de 19 de Julho de 2022, que dispõe acerca de parâmetros para práticas psicológicas em contextos de Atenção Primária, Secundária e Terciária de saúde. O encontro, realizado no auditório da pasta, foi organizado pela Gerência de Atenção Psicossocial do Município e contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Psicologia.

De acordo com a Resolução, foi considerada a necessidade de normatização da atuação de psicólogas e psicólogos nos diversos níveis de atenção à saúde, a fim de estabelecer parâmetros para o exercício desses profissionais na Rede Municipal.

“Esse encontro é muito importante para esclarecer todos os parâmetros necessários para a atuação dos profissionais de psicologia no Município. Apresentar esta resolução aos psicólogos que atuam na atenção primária, secundária e terciária de saúde é fundamental para que eles apliquem na prática os atributos de cada nível, unicamente com o objetivo de prestar um atendimento mais acolhedor, acessível e eficaz aos usuários do SUS”, destacou o técnico da Atenção Psicossocial, Berto Gonçalo.

Segundo Lidiane Guedes, membro do Conselho Regional de Psicologia, a Resolução apresenta soluções e orientações para o bom andamento do trabalho dos profissionais da psicologia.

“A Resolução traz normas mínimas de atuação dos profissionais de psicologia dentro da rede pública municipal de saúde. Entretanto, é importante destacar uma de suas diretrizes, que é orientar profissionais, responsáveis técnicos e gestores nos serviços de saúde, no planejamento de atribuições e na definição do quantitativo de profissionais necessários à execução das atividades de psicologia. Isso é algo bastante positivo dentro da Resolução, em que todos só têm a ganhar, obtendo êxito dentro de cada nível de atuação na saúde”, afirmou.