Candidato à reeleição, Tonholo garante avanços em pesquisa e pós-graduação em novo ciclo de gestão na Ufal
"Mesmo com a pandemia e com os cortes de orçamento realizados nos últimos 3 anos, não retrocedemos e avançamos muito, inclusive em pesquisas."
O professor Josealdo Tonholo, reitor e candidato à reeleição à reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), afirmou nesta quinta-feira (6) que “seguiremos avançando com mais investimentos em pesquisas em todas as áreas, seja na graduação, seja na pós, por meio do pagamento de bolsas, da busca e do lançamento de novos editais, do registro de patentes, da formação e da consolidação de grupos, do incremento nos laboratórios, da ampliação de parcerias e da realização de intercâmbios. Valorizar o fazer ciência e pesquisa na Ufal, em todas as áreas como nas Exatas, na Saúde, nas Ciências Sociais e Humanas, inclusive de modo multi e transdisciplinar, é um de nossos compromissos”.
Em campanha para a reeleição à reitoria da instituição, Tonholo realizou visitas e dialogou com estudantes, professores e técnicos-administrativos de cursos como Enfermagem e Ciências Sociais, este último de Bacharelado e de Licenciatura. Na noite desta quinta-feira será a vez de rodas de conversas com membros da comunidade acadêmica dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas da Informação. Ao lado da vice-reitora Eliane Cavalcanti, Josealdo Tonholo integra a Chapa 2 – Avança Ufal. As eleições na Universidade, chamadas de consulta à comunidade acadêmica, ocorrem no começo de agosto.
“Mesmo com a pandemia e com os cortes de orçamento realizados nos últimos 3 anos, não retrocedemos e avançamos muito, inclusive em pesquisas. Aliás, a triste realidade da pandemia, a qual combatemos com coragem e responsabilidade perante nossa comunidade acadêmica, impulsionou diversos estudos na área de saúde e nosso Hospital Universitário foi um dos centros de tratamento para pacientes de Covid-19 em Alagoas, abrindo novos leitos. Sobre avanços na pesquisa, além de garantirmos melhorias em todos os nossos indicadores, o trabalho unido e coletivo de estudantes, professores e técnicos levou a melhoria de nossos cursos de pós-graduação e à produção e difusão de inúmeros trabalhos de relevância e impacto. Vamos não somente dar sequência como ampliar estas ações”, destacou o reitor.
Um dos mais respeitados pesquisadores da Ufal, de Alagoas e da região Nordeste, Josealdo Tonholo foi por duas vezes pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufal e dirigente de entidades nacionais voltadas à ciência, à tecnologia, à pesquisa e à inovação como a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e o Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia. Professor do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Ufal, o reitor e candidato à reeleição é graduado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, com mestrado e doutorado em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Universidade de Loughborough (Loughborough University), na Inglaterra.
Últimas notícias
Justiça confirma competência do Estado sobre totens de segurança
Roberto Carlos sofre acidente durante gravação de especial da Globo
Homem encontrado morto em motel de Arapiraca seria enfermeiro
Homem morre após se engasgar durante competição de comer melancia em resort
Motociclista morre após colisão frontal com carro na zona rural de Água Branca
Homem é morto a tiros em Teotônio Vilela
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
