Meio ambiente

Chuvas deixam 7 municípios alagoanos com abastecimento de água paralisado

A concessionária Verde Alagoas está mobilizada e monitorando os sistemas de abastecimento de água, em regime de plantão

Por 7 Segundos 08/07/2023 10h10
Chuvas deixam 7 municípios alagoanos com abastecimento de água paralisado
Faltas de energia e chuvas prejudicam abastecimento de água em várias cidades - Foto: Reprodução/Casal

As fortes chuvas que caem em Alagoas já deixaram sete municípios com o abastecimento de água paralisado. A concessionária Verde Alagoas está mobilizada e monitorando os sistemas de abastecimento de água, em regime de plantão, nos municípios afetados.

Desde sexta-feira (7), o aumento do volume de chuvas afetou a qualidade da água bruta nos mananciais que abastecem os municípios de Novo Lino, Capela, Ibateguara (Sistema Severo), União dos Palmares, Anadia, Chã Preta e Porto Calvo. Em Ibateguara, o Sistema Sumidouro segue operando normalmente.

O volume de chuvas nas últimas horas resultou no transbordamento de diversos rios. As defesas civis dos municípios estão mobilizadas e trabalhando para prestar assistência às comunidades atingidas. Para qualquer ocorrência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199.

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) acompanha os mananciais de sua responsabilidade (Novo Lino, Capela e Ibateguara) para que, tão logo seja seguro, possa retomar o abastecimento de água, com distribuição realizada aos moradores pela Verde Alagoas.

Em Maragogi, o poço 19 está paralisado por problemas eletromecânicos. A Casal já encaminhou profissionais ao local para a manutenção necessária. Os demais poços que abastecem a cidade seguem operando normalmente.

Em caso de dúvidas, a Verde Alagoas orienta que a população entre em contato na central telefônica e no WhatsApp 0800 941 0195.