Vice-governador participa da posse do novo gestor da Sudene
Danilo Cabral assumiu nesta segunda (10) e defendeu o fortalecimento da Sudene e do Nordeste.
O vice-governador Ronaldo Lessa representou o governador Paulo Dantas na posse do novo gestor da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), ex-deputado federal (PE) Danilo Cabral, na 31º Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do órgão, que aconteceu nesta segunda-feira (9), em Recife.
A expectativa do Governo de Alagoas é que, neste novo momento político, haja um alinhamento maior das pautas da autarquia com as reais necessidades e interesses dos estados e da região. "Essa posse simboliza o ressurgimento da Sudene, que foi praticamente esvaziada na gestão Federal passada e agora, no Governo Lula, tem a oportunidade de, efetivamente, ajudar o Nordeste a crescer e se desenvolver", destacou.
O novo gestor, que defende o fortalecimento da Sudene e do Nordeste, destacou o compromisso de ampliar o diálogo com a região. “Precisamos fazer esse reencontro. Nosso compromisso é reduzir desigualdades regionais, fazer com que a economia do Nordeste volte a crescer acima do Brasil e patrocinar nas políticas públicas para garantir cidadania”, declarou o superintendente.
Linhas de financiamento
São mais de R$ 35 bilhões em crédito as linhas de financiamento oferecidas e administradas pela Sudene, para estimular empreendimentos produtivos desde o micro ao grande investidor.
A solenidade de posse foi conduzida pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), que salientou a experiência acumulada, capacidade de liderança, articulação e empatia de Danilo Cabral no campo político. “Não tenho dúvida de este momento é uma retomada da agenda para os brasileiros que mais precisam”, afirmou.
Plano regional
O principal item de pauta da 31ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene foi plano regional, que privilegia as estratégias de atuação territorial da autarquia, indicando políticas e projetos para fortalecer as vocações econômicas da área da Sudene e diminuir os desafios sociais que ainda persistem na região.
O novo gestor é formado em Direito e auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE); já comandou secretarias estadual (PE) e municipal (Recife); foi vereador do Recife e cumpriu três mandatos como deputado federal.
Diversos representantes dos poderes executivo e legislativo federal, estadual e municipal, além de instituições financeiras e movimentos sociais, prestigiaram a posse do superintendente da Sudene. Entre os presentes, estavam os ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação); os senadores por Pernambuco Humberto Costa e Teresa Leitão, além dos governadores João Azevedo (Paraíba), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte); a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause; o prefeito do Recife João Campos e o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
