Paulo Dantas debate planos de ações para cidades afetadas com secretário nacional da Defesa Civil
Encontro detalhou planejamento da visita técnica desta terça-feira que será feita aos municípios pelo governador e os ministros
O governador Paulo Dantas esteve reunido, nesta segunda-feira (10), com o secretário nacional da Defesa Civil, Wolney Wolf, para traçar os planos de ações para dar assistência aos mais de 25 mil atingidos pelas chuvas que caíram em Alagoas. Eles conversaram sobre como recuperar os municípios que entraram em situação de emergência. Além disso, o encontro definiu detalhes da visita técnica que será realizada nesta terça-feira (11), e que contará com a presença dos ministros Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social).
O governador Paulo Dantas destacou o compromisso em trabalhar para minimizar os danos e também evitar as tragédias. “O Estado agiu rapidamente para socorrer as vítimas das chuvas e dar o suporte para todos os municípios. Estive visitando muitos dos locais atingidos, conversando com as pessoas e garantindo que vamos chegar com o apoio. Agora vamos debater como evitar que o cenário volte a se repetir, por meio de um plano consistente que envolva o Estado, os municípios e o governo federal”, analisou.
Wolney Wolf ressaltou a importância de os municípios afetados apresentarem a estimativa dos danos causados pelas chuvas para que sejam colocados em prática e com celeridade os planos de ações, que contarão com os recursos do Governo Federal. “A primeira solução é construir o plano de ajuda humanitária, em seguida a meta é aplicar o plano de restabelecimento, para trazer normalidade à vida das pessoas, através de desobstrução de vias e bueiros e limpeza de rios, e o terceiro plano é o de reconstrução, voltado para recuperação de maiores áreas de infraestrutura”, explicou.
O coordenador da Defesa Civil de Alagoas, coronel Moisés Melo, destacou o trabalho integrado entre os órgãos do Estado, o Governo Federal e as defesas civis municipais. Além disso, ele ressaltou a preocupação do Governo de Alagoas em dar assistência aos desabrigados e desalojados. “O desastre ainda está em evolução, apesar do nível das águas estar baixando, e neste caso nós temos que cuidar das pessoas, que estão retornando para as casas afetadas, além de limpar as cidades para que as pessoas fiquem mais confortáveis para retomar a vida com segurança”, disse.
Além do governador e dos ministros, a visita técnica contará com a participação de prefeitos das cidades afetadas, bancada federal, deputados estaduais, Defesa Civil Federal, Defesa Civil Estadual e Bombeiro Militar.
Últimas notícias
Clube do Servidor de Arapiraca abrirá no feriado desta quinta-feira (20) e no fim de semana
Confira funcionamento dos serviços de saúde no feriado da Consciência Negra
Uncisal divulga edital do Processo Seletivo 2026; inscrições abrem nesta quarta (19)
Arapiraca divulga calendário de matrículas para o ano letivo de 2026
Porto de Pedras se prepara para mais uma grande edição do Festival do Coco
Dantas envia projeto à ALE para elevar limite de crédito suplementar de 20% para 30%
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
